Minha partição de boot sumiu? O que é que anda acontecendo?

editado August 13 em Sistema
Olá, gostaria da ajuda de vocês pra saber como proceder com o meu computador aqui.
Recentemente eu fiz um dual boot do Linux Mint Mate 20.1 com um Windows no meu HD de 500gb e alguns problemas ocorreram. Já sou um usuário regular, então pra mim não foi um problema instalar ambos os sistemas. Fiz a instalação do Windows 10 normalmente, depois foi a vez do Mint (que coloquei para instalar ao lado). Também criei uma partição para que ambos os sistemas pudessem ter acesso aos mesmos arquivos, então a distribuição das partições ficou:

- Sistema Linux
- Sistema Windows
- Boot do Windows
- Partição de arquivos

Como dá pra notar, por conta da limitação de partições primárias, só existem 4. No começo eu não tinha visto problema algum nessa disposição, mas aí começaram os problemas:
- Para conseguir entrar no Windows, eu preciso primeiro entrar no Linux e apertar em "reiniciar"
- Não é sempre que o grub aparece quando eu reinicio.
- Ao fim do uso do Linux, quando eu vou desligar, as vezes o sistema não desliga e sou obrigado a desligar no botão.

Quero saber se esses problemas são resultado da instalação (que eu não acredito que tenha sido malfeita), se posso resolver isso sem ter que reinstalar tudo (consequentemente perder algumas horas de serviço baixando tudo que tenho novamente). Estou contando com vocês, já que a vida do HD depende disso. (ele já demonstrou alguns problemas por conta do constante desligamento da forma errada)

OBS: Como eu sei que o suposto problema é o boot? Se eu aperto ESC durante a inicialização, ele sempre falha na hora de carregar "/boot/efi", assim como a pasta está vazia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.