[Resolvido] Linux Mint desliga sozinho ao renderizar qualquer video

Olá, sou novo aqui no forum e gostaria de uma ajuda.
Até o mês de fevereiro eu utilizava o Win7 em meu computador, renderizava videos no Sony Vegas 11 em resoluçao 1080p e o pc suportava perfeitamente.
Entretanto resolvi migrar para o Linux Mint. Instalei alguns editores de video e em todos os que testei (Cinelerra, Lightworks, Kdenlive, Openshot e Pitivi) o notebook ao iniciar a renderização ele simplesmente desliga.
A configuração do meu notebook é: 8GB RAM, HD sata 500GB, Processador Core I7 (2º geração)
Já tentei renderizar colocando o programa em prioridade baixa + utilizar apenas metade dos núcleos do processador (diminui a afinidade com o comando taskset -pc 0 1234 no terminal), mesmo assim ele desliga sozinho.
Já abri o notebook e fiz uma limpeza completa a menos de 1 mês. Já consultei os tópicos relacionados aqui no forum e as soluções propostas não funcionaram:
https://www.linuxmint.com.br/discussion/22433/resolvido-problema-super-aquecimento.
---> após usar o comando: shw -short
Caminho do hardware Dispositivo Classe Descrição
============================================================
system HuronRiver Platform (System SKU
/0 bus Emerald Lake
/0/0 memory 128KiB BIOS
/0/2f processor Intel(R) Core(TM) i7-2670QM CPU
/0/2f/30 memory 64KiB L1 cache
/0/2f/31 memory 256KiB L2 cache
/0/2f/32 memory 6MiB L3 cache
/0/33 memory 8GiB Memória do sistema
/0/33/0 memory 4GiB SODIMM DDR3 Síncrono 1333
/0/33/1 memory DIMMProject-Id-Version: lshwRep
/0/33/2 memory 4GiB SODIMM DDR3 Síncrono 1333
/0/33/3 memory DIMMProject-Id-Version: lshwRep
/0/100 bridge 2nd Generation Core Processor F
/0/100/2 display 2nd Generation Core Processor F
/0/100/16 communication 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1a bus 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1a/1 usb1 bus EHCI Host Controller
/0/100/1a/1/1 bus Integrated Rate Matching Hub
/0/100/1b multimedia 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c bridge 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c/0 enp1s0 network RTL810xE PCI Express Fast Ether
/0/100/1c.1 bridge 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c.2 bridge 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1c.2/0 wlp7s0 network AR9285 Wireless Network Adapter
/0/100/1d bus 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1d/1 usb2 bus EHCI Host Controller
/0/100/1d/1/1 bus Integrated Rate Matching Hub
/0/100/1d/1/1/2 input USB Receiver
/0/100/1f bridge HM65 Express Chipset LPC Contro
/0/100/1f.2 storage 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/100/1f.3 bus 6 Series/C200 Series Chipset Fa
/0/1 scsi0 storage
/0/1/0.0.0 /dev/sda disk 500GB Hitachi HCC54505
/0/1/0.0.0/1 /dev/sda1 volume 47GiB volume EXT4
/0/1/0.0.0/2 /dev/sda2 volume 4374MiB Extended partition
/0/1/0.0.0/2/5 /dev/sda5 volume 4374MiB Linux swap volume
/0/1/0.0.0/3 /dev/sda3 volume 290GiB volume EXT4
/0/1/0.0.0/4 /dev/sda4 volume 123GiB Windows NTFS volume
/0/2 scsi5 storage
/0/2/0.0.0 /dev/cdrom disk DVD RW AD-7740H
/1 power Smart Battery
/2 power TBD by ODM
=======================================================
---> após executar o comando: lshw -C display:
descrição: VGA compatible controller
produto: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
fabricante: Intel Corporation
ID físico: 2
informações do barramento: [email protected]:00:02.0
versão: 09
largura: 64 bits
clock: 33MHz
capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
configuração: driver=i915 latency=0
recursos: irq:26 memória:d0000000-d03fffff memória:c0000000-cfffffff porta de E/S:4000(tamanho=64) memória:c0000-dffff
=======================================================
Estou gostando muito de usar o Linux Mint, mas confesso que estou decepcionado com ele desligar por renderizar um video de 3min. em 480p. Se puderem me ajudar, agradeço desde já.
Post edited by malvescardoso on

Comentários

• Mais um detalhe importante. Não considero problema de aquecimento por pasta termica. O cooler dele arma normalmente. Quando começa a renderização o cooler aumenta a velocidade e em menos de 30 segundos o notebook desliga. Isso nunca aconteceu quando eu renderizava videos no win7.
  • O meu pc estava assim, começou desligando quando eu gravava a tela, depois foi piorando e desligando com vários programas, só melhorou depois que eu passei a usar um nucleo do processador, no final das contas era a fonte, troquei e resolveu 100%, se eu fosse vc, testaria no live cd do linux e se desligar, testaria no windows, para descartar o hardware, porque quando é hardware fica muito chato descobrir qual peça esta com problema, então agiliza sua vida fazendo esses testes.
  • luiz99 disse:

O meu pc estava assim, começou desligando quando eu gravava a tela, depois foi piorando e desligando com vários programas, só melhorou depois que eu passei a usar um nucleo do processador, no final das contas era a fonte, troquei e resolveu 100%, se eu fosse vc, testaria no live cd do linux e se desligar, testaria no windows, para descartar o hardware, porque quando é hardware fica muito chato descobrir qual peça esta com problema, então agiliza sua vida fazendo esses testes.

Hoje por via das dúvidas troquei a pasta térmica. Eu só não estou entendendo porque em Fevereiro rodava Skyrim e Call of Duty neste computador usando win7. Após instalar o Linux Mint ele desliga renderizando um video de 480p (nem se compara com o jogo rondando horas, né). Mas vou trocar a fonte sim (embora seja notebook) e comento aqui se funcionou. Obrigado.
  • Mas não compra outra fonte, as vezes não tem nada haver.
  • Pessoal. Consegui solucionar o problema. Instalei a versão mais recente do Ubuntu no notebook. Fiz o teste renderizando um vídeo de 10min. em 1080p. A renderização levou em torno de vinte minutos. Durante esse tempo o cooler trabalhou na velocidade máxima. Não alterei prioridades nem afinidade de núcleos do processo. A renderização finalizou perfeitamente e em momento algum o notebook demonstrou anormalidade.
    Resumindo a história, acredito que o problema seja relacionado ao Linux Mint 19 pois, como havia dito, também fazia esse tipo de renderização no win7 a 4 meses e nunca tive problemas.
    Podem encerrar esse tópico.
  • Coloque como resolvido no titulo do topico, no final desse mes o mint 20 deve ser lançado, talvez não aconteça este problema.
  • Pessoal. Consegui solucionar o problema. Instalei a versão mais recente do Ubuntu no notebook. Fiz o teste renderizando um vídeo de 10min. em 1080p. A renderização levou em torno de vinte minutos. Durante esse tempo o cooler trabalhou na velocidade máxima. Não alterei prioridades nem afinidade de núcleos do processo. A renderização finalizou perfeitamente e em momento algum o notebook demonstrou anormalidade.

Resumindo a história, acredito que o problema seja relacionado ao Linux Mint 19 pois, como havia dito, também fazia esse tipo de renderização no win7 a 4 meses e nunca tive problemas.

Podem encerrar esse tópico.

Você não disse qual era a versão do Mint que deu esse problema, e qual é a versão do Ubuntu quedeu certo?
    Com tudo proderia ser só um problema de kernel, trocando para uma versão mais atual poderia ter resolvido.
  • Francis disse:

Você não disse qual era a versão do Mint que deu esse problema, e qual é a versão do Ubuntu quedeu certo?
    Com tudo poderia ser só um problema de kernel, trocando para uma versão mais atual poderia ter resolvido.

Isso mesmo. ;)

• luiz99 disse:

No final deste mês, o Mint 20 deve ser lançado. Talvez não aconteça esse problema.

Exato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.