Quero testar o gnome!

i4govilelai4govilela iago
editado December de 2014 em Outros Ambientes
Bom eu estou afim de conhecer mais do linux. Adorei o linux mint e sempre vou estar de olho nas novidades tanto do site oficial quanto do forum aqui.
Neste momento quero testar o gnome. Já ví em vários lugares, inclusive no próprio forum oficial do mint que o gnome no mint pode gerar problemas e que quem quer usa-lo deve procurar outra distribuição.
Então quero escutar a sujestão de vocês, pra um usuário com pouca/média experiência qual a melhor distribuição para usar o gnome mais atual?

Muitas pessoas me sugeriram o fedora ou o ubuntu gnome edition. Pra ser sincero tenho um certo preconceito com as duas.

No caso do fedora já vi várias criticas e até mesmo pessoas dizendo que o sistema não é totalmente voltado para usuário comum pois o SO também busca ser um bom servidor. Vi também um artigo dizendo que para novatos o melhor a se fazer é não sair da familia debian pois os tutoriais e usuários estão em maioria nele.

Já o ubuntu nunca achei interessante, tanto a interface grafica padrão quanto o nome. Além disso vi esse artigo que me deixou um pouco sismado com o ubuntu:
http://www.andremachado.org/artigos/1045/ubuntu-inimigo-no-1-do-software-livre-no-brasil.html

O debian me animou pois é livre, está no mundo linux a um bom tempo e se mantém com o próprio financiamento dos usuários. Porém estou com medo. Nele eu consigo usar o que tem de mais atual e bonito no mundo linux? Vou ter as mesmas facilidades do ubuntu/mint? Da pra usar o gnome mais atual nele?

Queria saber também se a interface gnome integra as atualizações (gerenciador) assim como a cinnamon? Eu vou deixar de fazer alguma coisa por trocar o mint pelo gnome?
Me ajudem por favor!!!!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.