[Tutorial] Recuperar inicialização do Linux

ruizuikedaruizuikeda Ikeda
Minha máquina estava em dual boot com Linux Mint 8 e Windows 7, mas não curti muito o Windows 7 por causa de incompatibilidade de versões e o mais importante é que não consegui fazer meu Wireless funcionar de jeito nenhum no Windows (enquanto no Linux rodava perfeito) então resolvi voltar a instalar o Windows Vista (bad).

Mas o problema é que após o término da instalação o Windows simplesmente engole a inicialização só para ele e assim não conseguia bootar pelo Linux.

Para aqueles que estão no mesmo problema ou parecido, vai um tutorial que eu encontrei na net, usei e funcionou perfeitamente.

- - - - - - - - - - - - -

Tudo o que você precisará para recuperar sua MBR (com Grub ou Lilo) é:

1. Um livecd (não precisa ser um daqueles pesadões, um disco 1 do Slackware ou Gentoo Minimal resolve) com a mesma arquitetura do seu Linux. Se você não tem, sugiro o Gentoo Minimal porque é leve: o download você faz aqui. Se você não sabe o que é arquitetura, você provavelmente usa x86.
2. Saber em que partição se encontra seu Linux (tipo: /dev/hda1, /dev/sda1, ou algo do gênero) e em que HD ele se encontra (tipo: /dev/hda, /dev/sda… é só tirar o número da partição)

Se você não sabe em que partição/hd está seu Linux, é fácil descobrir através do comando fdisk -l

Boote o livecd (considerarei que você sabe fazer isso, do contrário não teria conseguido instalar o Windows) e abra um terminal se seu livecd for gráfico (é aquela telinha preta, também pode ser chamado de Console).

Agora o que vamos fazer é montar a partição root do seu Linux (e considerarei que /boot não está numa partição separada, se estiver monte ela também), entrar nela e reinstalar o Grub ou o Lilo.

Se o seu terminal terminar com um caractere $ (cifrão), digite “sudo su” para virar root. Agora pode digitar o que segue:

# mkdir linux
# mount /dev/hda1 linux
# mount -o bind /dev linux/dev
# mount -t proc none linux/proc
# chroot linux /bin/bash
# source /etc/profile
# cat /proc/mounts > /etc/mtab

Não se esqueça de substituir /dev/hda1 pela partição do seu Linux.

Agora, se você usa Grub (se não, provavelmente esse comando não dará problema, então se você estiver na dúvida pode chutar esse):

# grub-install --recheck /dev/hda

(substituindo /dev/hda pelo device do seu hd)

Ou se você usa Lilo:

# lilo

E pronto! Limpando a sujeira…

# exit
# umount linux/proc
# umount linux/dev
# umount linux

E pode rebootar pro seu velho Linux.

Se você não tinha Windows antes, o Windows não vai por mágica aparecer nas suas opções de boot. Então, no seu velho Linux, é só editar o arquivo /boot/grub/menu.lst (pra quem usa Grub) ou /etc/lilo.conf (pra quem usa Lilo) e colocar linhas para bootar o Windows, respectivamente:

title Windows
rootnoverify (hd0,1)
makeactive
chainloader +1

e

other=/dev/hda2
label=Windows

(assumindo que seu Windows está em /dev/hda2)

É importante que você note que o Grub inicia suas contagens a partir do 0. hda1 é (hd0,0), hda2 é (hd0,1), hdb1 é (hd1,0), hdc2 é (hd2,1). Deu pra entender? Letra antes da vírgula (a = 0, b = 1, c = 2, …) e número depois da vírgula (1 = 0, 2 = 1, 3 = 2, …)

Para editar um arquivo como root, escreva “su” para virar root e use “vim”, ou, se você não sabe fazer isso, sua distribuição provavelmente permite que você digite algo como: “sudo gedit arquivo” ou “sudo kwrite arquivo”.

Se você usa Lilo, é necessário que depois de salvar o arquivo você entre no terminal como root e digite:

# lilo

… para salvar suas alterações na MBR.

- - - - - - - - - - - - - - - -


Esse tutorial foi retirado de http://tiagomadeira.net/como-recuperar-o-boot-do-linux-depois-de-instalar-o-windows/

Espero que ajudem vocês também...

Comentários

  • klodsklods clodoaldops
    editado February 2010
    Eu uso XP + Ubuntu 9.04 e instalei o Mint8 em tri-boot p/ testar.
    Gostaria de saber se o supergrubdisk tbem funciona no KK e derivadas que o usa o grub2?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.