Rwindows e linux no mesmo Pc com dois HD's

sergiosergio Sergiovaraujo
editado July 2010 em Dúvidas Iniciais
Ola amigos,estou com uma duvida que gostaria de compartilhar com os usuarios novatos e os mais experientes em LINUX.
O fato é que meu Pc tem dois hd's distintos sendo um de 40G (unidade C) e outro der 500G (unidade D).
No hd de 40,está instalado o Rwindows Vista e no HD DE 500 eu uso para os meus documentos (fotos,musicas e videos).
Agora eu gostaria de instalar o LINUX MINT 9 no hd de 500,porem,o rwindows não reconhece partições linux,minha duvida então é,será que se eu particionar este hd de 500 em duas ou tres partições,deixando então o Linux instalado numa delas e os meus documentos em outra partição (E),o rwindows será que reconheceria a partição dos documentos ( E ),pois,sempre que eu utilizar o rwindows não terei acesso as minhas musicas,fotos e doc,em geral ou as duas partições não seriasm reconhecidas pelo Rwindows?
Se não há como,poderia eu trocar o rwindows do hd de 40 para o de 500g?Assim instalaria o Linux no hd de 40,e como o rwindows ja estará no de 500,poderia reconhecer os mesu doc.? alguém ai poderia me auxiliar?

Comentários

  • olknolkn Omar Kfoury
    editado July 2010
    Na verdade existe um modo do Windows enxergar as partições do Linux, vc deve instalar o Linux com partição Ext2 ou Ext3 e instalar o programa Explore2fs ou partição ReiserFS e instalar o YAReG.

    Abaixo no site tem os links para download

    http://www.tecnosapiens.com.br/2009/09/acessando-particoes-do-linux-atraves-do-windows/
  • arleiarlei Arlei
    editado July 2010
    Olá Sergiovaraujo,

    primeiramente seja bem vindo ao Linux Mint Brasil amigo.

    Como bem colocado pelo amigo Omar, é possível instalando programas de terceiros "ver" alguns sistemas de arquivos do Linux no Windows, mas não sei até que ponto isso funciona bem na parte de escrita.

    Eu particularmente lhe recomendo manter essa partição dos documentos (teu conteúdo que deseja compartilhar entre ambos SO's) formatado em FAT32 (ou até mesmo NTFS). Assim não terá restrições de leitura e gravação em nenhum dos 2 sistemas.

    T+
    Arlei
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.