Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


xmms

XMMS

Um dos mais populares tocadores de áudio para sistemas Unix, o X Multimedia System (XMMS) foi projetado para ser parecido com o Winamp, tendo as mesmas funcionalidades de edição de lista de reprodução e equalizador, suportando ainda algumas de suas skins e plug-ins.

Simplicidade

Assim como a maioria dos players de áudio, este software tem funções como procura de arquivos, volume/balanço, tempo decorrido/tempo restante, repetição e ordem aleatória de reprodução. Ele pode tocar os formatos de áudio mais conhecidos como MP3, WAVE/AU e OGG, além de CDs de áudio, entre outros.

Este programa é voltado para a reprodução de áudio, mas alguns plug-ins o tornam capaz de reproduzir vídeos. Contudo, como os próprios desenvolvedores comentam, esse recurso é pobre e existem por aí muitos players de vídeo que desempenham melhor essa função.

Grátis e com Código Aberto

O XMMS foi inicialmente lançado com o nome de X11Amp por Peter e Mikael Alm em novembro de 1997, seis meses após o lançamento do Winamp. Na época, o programa estava sob uma licença que não permitia o acesso ao código fonte, agora ele está sob a Licença Pública Geral (GPL), o que torna seu código livre.

Instalação

Edite o arquivo source.list em

 sudo gedit /etc/apt/sources.list

Adicione as seguintes linhas, salve e feche o arquivo

 deb http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/jaunty ./
 deb-src http://www.pvv.ntnu.no/~knuta/xmms/jaunty ./

E por fim,

 sudo apt-get update
 sudo apt-get install xmms

Screenshots

xmms.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)