Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


synapse

Synapse

Synapse é um lançador de aplicativos para GNOME, escrito na linguagem de programação Vala, no qual se pode iniciar aplicações, acessar documentos e imagens, usando a tecnologia Zeitgeist, já embutida no Linux Mint. O aplicativo funciona de maneira similar ao QuickSilver, o famoso lançador de aplicativos disponível para Mac OS X, e ao Katapult, o launcher desenvolvido para o KDE.

Com o Synapse, é possivel fazer buscas por aplicações, imagens, vídeos, no Google e documentos locais. Basta digitar e usar a seta direcional para baixo e ir na sua busca. Fácil.


Como instalar

O Synapse está presente nos repositórios do Linux Mint. Para tê-lo em seu sistema, basta abrir o Gerenciador de Pacotes (Synaptic), pesquisar por “synapse” e mandar instalá-lo. Você também pode instalá-lo via terminal, pelo comando:

  sudo apt-get install synapse

Para ter o Synapse em sua versão mais atual, o seu PPA poderá ser adicionado. Mas deve-se atentar que a adição de PPAs de terceiros pode trazer alguns inconvenientes, como instabilidade no sistema, por exemplo. Portanto, deve-se fazê-lo quando com absoluta certeza e por conta e risco. Para tanto, no terminal, usa-se:

  sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps
  sudo apt-get update

Depois de instalado, o Synapse pode ser acessado pelo menu de aplicativos ou pelo terminal, com o comando:

  synapse

Para fechar o Synapse, clique: ESC. Para abri-lo clique: Ctrl + Barra de Espaço.

Como configurar

Para abrir o painel de configurações do Synapse, clique no botão que fica à direita e selecione “Preferências”.


Referências

synapse.txt · Última modificação: 2013/08/29 16:43 por 158