Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


songbird

Songbird

Songbird é um aplicativo para computadores caracterizado como tocador de mídia, cujo código se encontra publicado segundo uma licença livre (free software) e que atualmente se encontra em versão beta. O Songbird é uma combinação entre tocador de mídia, jukebox digital e navegador de internet. Foi criado com o intuito de constituir-se como uma alternativa livre aos tocadores de licença proprietária, principalmente ao iTunes.

É construído na plataforma Mozilla XULRunner[1], o que o torna disponível para Windows, Mac OS e Linux com poucas modificações. Utiliza o plugin VLC para reprodução de mídia (exceto para Linux, onde é utilizado GStreamer em substituição do VLC) e SQLite como motor para construção das listas de reprodução. O motor de layout é o Gecko, da Mozilla.

A primeira versão estável (0.1) apelidada de “Hilda” foi disponibilizada em 8 de fevereiro de 2006[2]. A versão estável mais recente é a 0.5, disponibilizada em 26 de março de 2008[3]. O Songbird também é conhecido[carece de fontes] por ser um dos candidatos a software mais parecido do famoso aplicativo Amarok a ter versão para Microsoft Windows. O Amarok é um aplicativo de execução e organização de mídia bastante usado na plataforma KDE.

Organizador:

Além de ouvir seus MP3, com o Songbird você pode organizar uma biblioteca para suas músicas, elaborar playlists de sites na web e ouvi-las online, acessar páginas para comprar MP3 (como Amazon e eMusic), acessar e compartilhar Podcasts, ouvir rádios virtuais e ainda compôr e ouvir músicas online através de sites como o Last FM e o Ninjam.

Tudo que você espera de um navegador, o Songbird tem. Além do visual menos tradicional que outros navegadores, diversos links já estão previamente disponíveis para serem acessados. Os botões comuns de navegadores (voltar, avançar, home e bookmarks) são facilmente acessíveis.

Logo ao lado da barra de endereços, há a barra de pesquisa. Sem precisar sair do Songbird, pesquise em buscadores como Google, Wikipedia e Yahoo!

Tocador:

Tudo que você quer de um tocador, o Sogbird também tem! A compatibilidade do programa é grande, podendo tocar arquivos MP3, AAC, OGG, FLAC, WMA e outros. Além das funções básicas (tocar, pausar, repetir, etc), é possível administrar seus arquivos de música por categorias através de uma biblioteca própria.

Para facilitar o uso da biblioteca, deixe que o próprio Songbird procure suas músicas em todo seu computador ou somente em pastas que você quiser.

www.baixaki.com.br_imagens_51048_74978.jpg

Era tudo o que você precisava!

Tudo que você precisa para aproveitar os melhores recursos da disposição virtual de músicas, adivinhe… O Songbird também tem! Se há algum arquivo de áudio em qualquer página que você esteja visitando, o Songbird toca! Ouça músicas da Internet através de casts de maneira sempre atualizada. Toque músicas de sites sem precisar se alternar entre um tocador e um navegador.

Busque músicas na rede pelo contexto de sua coleção ou estabeleça critérios. Crie, administre e divulgue playlists pela sua página.

RECURSOS

Ufa! Será que acabaram os recursos deste programa? Não, ainda tem mais:

Suporte multi-linguagem: O Songbird oferece 39 idiomas, inclusive o Português.

Skins: Dois temas padrão: Rubberducky ou Dove.

Multi-funções: Se lhe parece difícil administrar tantas opções de uso diferentes, fique frio. O menu do Songbird (à esquerda da tela) é simples e auto-explicativo.

Modo Mini: Reduza o tamanho da tela do programa, disponibilizando apenas os controles básicos para suas músicas.

E o melhor é que o programa só tende a melhorar. Por ser uma versão alfa, a idéia do Songbird é divulgar um conceito de multifuncionalidade entre navegar, ouvir e compartilhar listas virtuais de música. Afinal, esses três elementos estão cada vez mais se unindo.

Fique atento aos updates e plugins para o programa. Através da opção “DOM Inspector”, no menu “File”, automaticamente é possível procurar e instalar novos recursos.

Idéias para o futuro: Logo, os autores de páginas da web poderão disponibilizar playlists e transferir MP3 para o Songbird e assim criar lojas e serviços digitais como eMusic, Yahoo Music Unlimited, Ninjam e mais. Fique atento!

Instalação

No terminal:

 sudo wget http://skyzim.com/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=11
 sudo dpkg -i songbird_1.4.3_i686_skyzim.deb
 sudo apt-get install -f

ou

 sudo add-apt-repository ppa:songbird-daily/ppa
 sudo apt-get update && sudo apt-get install songbird

Screenshots

songbird.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)