Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


redes:openssh

OpenSSH

Introdução

OpenSSH (Open Secure Shell) é uma coleção de programas de computador que proveem a criptografia em sessões de comunicações em uma rede de computadores usando o protocolo SSH. Ele foi criado com um código aberto alternativo ao código proprietário da suíte de softwares Secure Shell oferecido pela SSH Communications Security . OpenSSH foi desenvolvido como parte do projeto OpenBSD, que foi liderado por Theo de Raadt.

OpenSSH é ocasionalmente confundido com o seu similar OpenSSL; entretanto, os projetos tem diferentes soluções para atingir propósitos semelhantes e são desenvolvidos por diferentes equipes.

História

O OpenSSH foi criada pela equipe da OpenBSD como uma alternativa ao software original SSH da Tatu Ylönen, que agora é um software proprietário. Os desenvolvedores da OpenSSH clamam que seu programa é mais seguro que o original devido a sua política de produção limpa e o seu código auditado. A palavra open no nome se refere a que ele foi baseado no código aberto da Licença BSD. Embora o código fonte esteja disponível para o SSH original, várias restrições são impostas sobre o seu uso e distribuição.

O OpenSSH apareceu pela primeira vez no OpenBSD 2.6 e sua primeira versão portável foi feita em Outubro de 1999. O OpenSSH 4.5 foi liberado em 8 de Novembro de 2006.

Instalação

Cliente OpenSSH

O Linux Mint já vem com o cliente OpenSSH instalado, mas se por algum motivo ele não estiver, execute o comando abaixo:

  sudo apt-get install openssh-client

Servidor SSH

Você só pode se aconectar a um computador usando o ssh se um programa servidor estiver instalado nela, a instalação no Linux Mint é simples, basta executar o comando abaixo no terminal:

  sudo apt-get install openssh-server

<note>Certifique-se de você tem uma senha forte em todos os usuários, antes de instalar o openssh-server, ou desative imediatamente a possibilidade de fazer login com senha, assim que instalar o programa.</note>

Recursos Locais

man sshdManual para o daemon do servidor sshd
man sshd_configManual para o arquivo /etc/ssh/sshd_config configuration
man ssh-copy-idManual para o programa ssh-copy-id
man ssh-keygen Manual para o programa ssh-keygen
~/.ssh/authorized_keysLista de chaves públicas autorizadas (com opções limitada)
/etc/ssh/sshd_configArquivo de configuração do Daemon do OpenSSH (sshd)

Outros Recursos na Wiki

Referências

redes/openssh.txt · Última modificação: 2014/09/19 17:57 por 8812