Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pushover

Essa é uma revisão anterior do documento!


Pushover

O Pushover foi um jogo desenvolvido pela Red Hat em 1992 de forma livre que, na época, surpreendeu pelos seus visuais já bastante requintados e sons característicos. Neste jogo, o jogador controla uma formiga impaciente (experimente deixá-la parada durante uns segundos) chamada Colin Culy, que perdeu alguns sacos de batatas fritas.

É um complexo e viciante quebra-cabeça de quase 20 anos, que, apesar da idade, surpreenderá qualquer usuário com seus mais de 100 níveis!

ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_08_pushover_winnedm.jpg

Instalação

É possível instalar este jogo no Linux Mint (e Ubuntu) graças ao saudosismo e esforço do Cláudio Novais, administrador do blog Ubuntued, que, depois de ter procurado várias vezes este jogo, finalmente encontrou o código fonte na revista Linux Format (edição Agosto de 2011) e rapidamente pediu aos administradores do Playdeb que o compilassem para disponibilizar aos usuários do Ubuntu e derivadas, da forma mais fácil possível.

Sendo assim, o Pushover atualmente já está disponível nesse repositório para você poder jogar. Como este jogo está nesse repositório, para poder instalá-lo, é preciso instalar previamente o repositório Playdeb, que, além do Pushover, tem muitos outros jogos extraordinários. Assim, se ainda não instalou o repositório Playdeb, clique no link seguinte para saber como: PlayDeb.

Depois de ter o Playdeb instalado, caso você tenha o Linux Mint 9 “Isadora” (Ubuntu 10.04 Lucid Lynx) ou o Linux Mint 11 “Katya” (Ubuntu 11.04 Natty Narwhal), então simplesmente clique neste link ou então escreva o comando seguinte no terminal:

  sudo apt-get install pushover

No caso de você ter o Linux Mint 10 “Julia” (Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat), então o procedimento não é o mesmo. Isto acontece porque o Playdeb apenas se mantém atualizado para as versões LTS do Ubuntu e para a versão mais atualizada, ou seja, para o atual Ubuntu 11.04. Assim, para contornar esse problema e ter este jogo no Linux Mint 10 (Ubuntu 10.10), basta fazer download dos arquivos de instalação para o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx e instalar!

Assim, para instalar o Pushover no Mint 10 versão 32Bits, simplesmente abra o terminal e escreva o comando seguinte:

  wget http://archive.getdeb.net/ubuntu/pool/games/p/pushover/pushover-data_0.0.3-1~getdeb1_all.deb && wget http://archive.getdeb.net/ubuntu/pool/games/p/pushover/pushover_0.0.3-1~getdeb1_i386.deb && sudo dpkg -i *

No caso do Mint 10 ter uma arquitetura de 64Bits, então utilize este comando:

  wget http://archive.getdeb.net/ubuntu/pool/games/p/pushover/pushover-data_0.0.3-1~getdeb1_all.deb && wget http://archive.getdeb.net/ubuntu/pool/games/p/pushover/pushover_0.0.3-1~getdeb1_amd64.deb && sudo dpkg -i *

Caso tenha o Axel instalado, substitua o “wget” do comando por “axel”.

Depois de instalar o jogo, ele não aparece no menu dos jogos. Assim, para abrir o jogo deverá abrir o lançador de aplicações e escrever o nome do jogo com letras minúsculas. Para abrir o lançador de aplicações, basta fazer a combinação de teclas ALT+F2.

Crie um atalho para o Pushover!

Para criar um atalho no menu, recomenda-se, para saber como funciona o procedimento, que, antes de mais nada, seja lido este artigo: Como adicionar um atalho ao Menu do Ubuntu.

Tendo em conta esse procedimento, deverá preencher os três campos da criação dos atalhos da seguinte maneira: ⇒ Tipo: Como é um executável, então é do tipo “Aplicação”. ⇒ Nome: Neste campo deverá pôr o nome do jogo, ou seja, “Pushover”. ⇒ Comando: Neste campo, escreva (ou cole, para não correr riscos de errar) o comando: pushover. ⇒ Comentário: Este campo é meramente informativo, poderá escrever o seguinte: “Quebra-cabeças”. ⇒ Ícone: Neste campo, você pode definir o ícone do jogo. Para tanto clique no botão à direita da janela de criação do atalho e adicione um ícone ao seu gosto.

Preenchidos todos os campos, clique em “OK”. Agora, é só clicar no lançador (atalho), que está no MintMenu, para carregar o jogo.

O procedimento anterior instalará o Pushover em seu perfil de usuário. Caso, em seu sistema, haja mais de um usuário e você queira compartilhar o jogo, abra o Nautilus como administrador1) e, no diretório “/usr/share/applications”, crie um atalho, preenchendo os campos como anteriormente explicado, sendo que, no campo “Comando”, deve ser usado o seguinte:

  /usr/games/pushover

A dica para criar um atalho na pasta “applications” com este procedimento, é copiar um atalho de jogo já existente, clicar com o direito do mouse sobre a cópia e, em “Propriedades”, substituir os dados dos campos pelo devidos dados do Pushover.

Como jogar

A estória do jogo resume-se numa aventura de plataformas/quebra-cabeças após a formiga ter perdido sacos da Quavers. Durante essa aventura, o jogador terá de ajudar a formiga a passar todos os 101 quebra-cabeças. Em cada um deles, ou melhor, em cada nível, o jogador deverá controlar a formiga de forma a organizar as diferentes peças de dominó, para que todas elas caiam depois de empurrar uma, e apenas uma, delas.

Assim, as regras são extremamente simples: o jogador controla a formiga com as teclas das setas e, com a barra de espaço, pega nas diferentes peças2). Depois de organizar, o jogador só poderá empurrar uma delas. Como poderá empurrar uma? Muito simples: com a tecla da seta para cima, posiciona-se atrás da referida peça e depois com a combinação de teclas espaço e a seta para a direção a empurrar. Se todas as peças estiverem no chão (exceto as encarnadas), o jogador poderá passar ao próximo nível.

Características das peças

Cada peça desse dominó terá características especiais que se enumeram a seguir:

  • Peça totalmente amarela: Estas peças são as peças normais, o jogador pode empurrar e elas caem para o lado;
  • Peça totalmente vermelha: Estas peças não são empurráveis, ou seja, nem a formiga nem nenhuma outra peça consegue empurrar estas peças vermelhas;
  • Peça com uma risca fina no meio (Bridger ou ponte): Esta peça, quando cai numa zona vazia, cria uma ponte. Será muito útil para fazer determinados caminhos;
  • Peça com uma risca larga no meio (Trigger): Esta peça, quando empurrada, continua a rodar, não cai simplesmente;
  • Peça metade amarela e outra metade (na diagonal) vermelha: Esta peça tem a característica de se mover muito lentamente;
  • Peça com a metade superior amarela e a outra metade vermelha: Quando tocada, divide-se em duas e cai para os dois lados;
  • Peça com a metade esquerda encarnada e a direita amarela: Explode quando tocada!
  • Peça com uma risca vermelha na vertical: Quando ativada, cai no sentido inverso da gravidade, ou seja, para cima;
  • Peça com 3 riscas vermelhas: Deve ser sempre a última peça a cair!

Screenshots

ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_08_pushover_winned.jpg ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_08_pushover_china_gaming.jpg
ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_08_death_in_pushover_classic_game_linux.jpg ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_08_foot_steps_pushover.jpg

Referências

  • Ubuntued (Créditos a Cláudio Novais, administrador do Blog)
1) Pelo terminal, use o comando: sudo nautilus. Pelo “Executar aplicativo…” (Alt+F2), use: gksu nautilus.
2) Para pegar, basta posicionar a formiga à frente da peça e clicar na barra de espaço
pushover.1313667260.txt.gz · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)