Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


prelink

Prelink

O Prelink é um utilitário que modifica as bibliotecas compartilhadas para realocá-las com mais eficiência. O Prelink permite otimizar o desempenho do sistema. Ao ser ativado, ele calcula dinamicamente quais bibliotecas e arquivos cada programa precisa carregar durante sua inicialização e modifica cada executável para carregá-las de forma otimizada e sem duplicações desnecessárias.

Falando a grosso modo, o Prelink faz os programas abrirem mais rápido.

Instalação

O Prelink pode ser instalado pelo terminal, com:

  sudo apt-get install prelink

Ou pelo Synaptic (Gerenciador de pacotes). Acesse o Synaptic pelo MintMenu em Administração⇒Gerenciador de pacotes Synaptic. No campo “Pesquisa rápida” ou no campo “Pesquisar” do recurso “Procurar” digite: prelink. Quando o aplicativo mostrar o resultado da busca, clique com o botão direito sobre a caixa de seleção (“quadradinho” à esquerda do nome do aplicativo) e marque “Marcar para instalação”. Por fim, clique em “Aplicar” para seguir e concluir com a instalação do pacote.

Utilização

O uso do Prelink é indicado após cada atualização do sistema. Para tanto, deve-se fechar todos os programas abertos e abrir o terminal, para rodar o seguinte comando:

  sudo prelink -amfR

Onde:

  • a: pré-liga todos binários, deixando-os mais rápidos;
  • m: conserva a memória virtual;
  • f: força os objetos a uma nova ligação;
  • R: aumenta a segurança contra buffer overflows.

Durante a execução, o vinculador dinâmico primeiro verifica se todas as bibliotecas dependentes foram mapeados com êxito em seus slots (espaços designados de endereço) e se eles não mudaram desde o prelink foi usado. Se todos os testes forem bem sucedidos, o vinculador dinâmico apenas reproduz a lista de conflitos (que normalmente é significativamente menor do que o número total de deslocações), ao invés de deslocar cada biblioteca.

Referências

prelink.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)