Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


photofilmstrip

PhotoFilmStrip

O PhotoFilmStrip é um aplicativo que lhe per­mite criar ví­deos e slideshows muito fa­cil­mente a partir de ima­gens e fotos guar­dadas no seu com­pu­tador. A prin­cipal ca­rac­te­rís­tica deste pro­grama é a fa­ci­li­dade com que per­mite a exe­cução da ta­refa.

Apesar de sua simplicidade e limitação de recursos, o PhotoFilmStrip cumpre muito bem seu papel, oferecendo ainda a opção de acrescentar fundo musical e legendas às apresentações. Ideal para quem gosta de registrar todos os momentos através de fotografias e depois fazer algumas montagens. E, ao contrário de outros programas, o PhotoFilmStrip oferece a possibilidade de produzir vídeos e slideshows em Full-HD (1920×1080). <note>O efeito “slideshow” também é conhecido como efeito “Ken Burns”.</note>

Principais características

  • Interface simples, intuitiva e organizada;
  • Simples “arrastar e soltar” para inserção das imagens;
  • Possibilidade de incluir alguns efeitos (rotação, black and white, sépia);
  • Possibilidade de incluir legendas e títulos;
  • Vários formatos de saída (VCD, SVCD, DVD, HD, MPEG4 e FULL-HD);
  • Possibilidade de incluir fundo musical;
  • Exportação e Importação do projeto (todas as imagens em um arquivo);
  • Interface de “linha de comando” para processamento em lote (batch).


Como instalar

Faça o download do PhotoFilmStrip daqui e escolha uma pasta para guardá-lo ou deixe-o na pasta padrão.

De posse do pacote DEB, basta um duplo clique no mesmo para que o instalador - GDebi - do Linux Mint seja aberto, analise, baixe todas as dependências1) necessárias e faça a instalação logo após você digitar sua senha de usuário com poderes administrativos.

ubuntued.info_wp-content_uploads_2010_08_pfs-instalarm.jpg

Depois de concluída a instalação, feche o GDebi e o PhotoFilmStrip pode ser acessado pelo menu Todos os aplicativos > Multimídia.

Como instalar pelo terminal

Abra um terminal console/konsole e comande:

  sudo apt-get update  ; sudo apt-get install photofilmstrip

<note>Para atualizar a versão do PhotoFilmStrip, acesse a página oficial de downloads do projeto, baixe o pacote com a versão atualizada e repita este processo de instalação. Mas está presente também nas centrais de aplicativos ou Synaptic </note>

Como usar

Abrindo o programa veremos que, como dito na apresentação deste artigo, a interface é da maior simplicidade possível e, facilmente, podemos criar um belo vídeo com nossas fotos.

Processo de criação

  • Na primeira tela, serão vistos dois ícones ao centro. Com eles, pode-se escolher entre criar um novo projeto (Creat new project) ou abrir um projeto existente (Open existing project). As mesmas opções estão no menu “Arquivo” e abaixo dele.
  • Na segunda tela, é possível definir o nome do projeto em “Project name” e, em “Folder”, onde será criada a pasta do projeto, na qual será gerado o vídeo2). Em “Aspect ratio”, escolhe-se o formato de tela do vídeo. Marcando a opção “Total das medidas”, pode-se escolher entre definir um tempo para o vídeo (User defined) ou selecionar um arquivo de áudio (Audio file), que fará com que tempo do vídeo seja definido (igual) pela música escolhida. Para escolher a música, basta clicar no ícone indicado pelo cursor, como mostra a 2ª figura. Quando o campo “Audio file” estiver preenchido, um outro ícone ficará ativo, possibilitando a execução do arquivo de áudio escolhido.


  • Na terceira tela, usando o botão central (ou o menu “Ferramentas” ou ainda o ícone “+” abaixo do menu), pode-se importar as fotos que serão usadas no slideshow. Isso também pode ser feito, simplesmente, arrastando as fotos ou imagens da pasta de origem para esta tela.
  • A quarta tela, mais detalhada que as outras, é onde se faz os ajustes finos: efeitos, inclusão de legendas, etc.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Detalhando a quarta tela

  • Ao adicionar suas fotos, na parte superior aparecem duas imagens iguais com pequenas janelas de seleção dentro. Estas janelas servem para descrever o movimento da “câmera” ao longo da imagem, começando do lado esquerdo e ajustando-se, até ficar como a imagem do lado direito. Isto permite que façamos close-ups da imagem ou então que a apresentação comece com um detalhe. O movimento da câmera é sempre o mesmo (deslocamento dentro da imagem), mas o efeito que ele proporcionará, isso depende da criatividade do usuário. Exemplo: para proporcionar um efeito tipo “zoom”, basta deixar a janela de seleção maior na imagem à esquerda e a janela de seleção menor na imagem à direita, focando um ponto da foto. Entre as imagens, há quatro botões com mais funções relativas à movimentação da câmera.
  • Em “Cenario”, pode-se rotacionar (Rotation) e/ou aplicar um efeito (Effect) a cada imagem, individualmente. Em “Process”, define-se a duração (Duration), tempo (em segundos) em que cada imagem ficará exposta na tela e o tipo e tempo de transição (Transition). Já em “Subtitle”, pode aplicar legendas a cada imagem.


  • Na parte inferior da tela, onde se encontram as fotos ou imagens adicionas, pode-se deslocá-las para a direita ou esquerda com as setas ou excluí-las com o botão representado por “X”.
  • Feitos todos os ajustes, clica-se em “Fazer Filmstrip”.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

  • Na quinta tela, pode-se escolher o perfil (Perfel), o tipo (Tipo) e o formato (Format) do vídeo. Marcando a opção “Draft”, é gerada uma prévia do vídeo em baixa qualidade. Feito isso, por fim, clica-se em “Start” para iniciar a geração do vídeo na pasta indicada no princípio do processo de criação. O vídeo terá o nome output.avi, por exemplo.
  • Quando o processo terminar, mais uma tela (a última) surgirá, com as opções de exibir o vídeo no player padrão (Play video), abrir a pasta onde está o vídeo (Open folder) ou não fazer nada (Do nothing). É só escolher uma e clicar em “Close”.

<note>Ao fechar o aplicativo, será perguntado se o usuário quer salvar ou não o projeto.</note> Pronto, agora basta curtir seu trabalho e compartilhar com os familiares e amigos.

Exemplos

Abaixo temos alguns vídeos criados pelo PhotoFilmStrip, que fornecem um bom parâmetro das funcionalidades do programa.


Referências

Tópicos no Fórum Linux Mint Brasil


1) Dependências do Photo Film Strip: Python 2.5, Gui framework wxPython 2.8.0 ou superior, Python Image Library e o Mencoder.
2) O padrão é direto no diretório “Home”
photofilmstrip.txt · Última modificação: 2015/10/08 17:33 por 11491