Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


moovida

Moovida

Gerenciar mídias como vídeo, fotos e músicas é muito chato. Arrumar um programa decente então é uma utopia, mas parece que estamos quase alcançando isso com o Moovida, anteriormente conhecido como Elisa Media Center.

O Moovida tem uma interface bonita, amigável, intuitiva … e se você não quer mudar para o Linux só por causa de um gerenciador de mídias não tem problema há uma versão disponível para aquele outro ambiente, e também, a versão para o Mac OS X já está na lista para ser portado em breve.

-

A fama que os aplicativos de código aberto levam de serem destinados apenas a programadores deixou de ser justificada há muito tempo. O Ubuntu está cada vez mais amigável, e até os usuários mais reticentes admitem que a utilização dos sistemas Linux não depende mais de conhecimento de programação.

Na mesma frase, era comum ouvir as pessoas falando que os aplicativos open-source eram feios e normalmente só serviam a usos técnicos.

O Moovida aparece provando que a coisa não é bem assim. Seja quando controlado inteiramente pelo mouse, em associação com o teclado ou até mesmo – se seu computador for equipado com infravermelho ou Bluetooth - com um controle remoto comum.

Preparado especialmente para gerenciar seu conteúdo multimídia, assim que é instalado o Moovida lê suas bibliotecas de música, vídeo e imagens para carregar os arquivos. Além disso é possível buscar – em serviços como o last.fm e o themoviedb.org – capas de álbuns e filmes, para enriquecer e embelezar a experiência de utilização.

A simplicidade da interface do Moovida foi desenvolvida com a visualização em TVs como foco, e portanto se você tem os cabos apropriados, pode facilmente transferir a imagem do monitor para a sua tela HD. Séries, filmes e slideshows de fotografias ficam muito mais bonitos assim.

O aplicativo também dispõe de um sistema de plugins que permite a visualização de vídeos no YouTube, TED e muitos outros serviços, bem como o streaming de música de sites especializados como o Grooveshark e o Jamendo.

Instalação

basta procurar por Elisa na lista de “Som e Vídeo” do “Adicionar/Remover programas…” que está no menu “Aplicativos” do seu Mint.

Instalando a versão mais nova

Como pode-se observar a versão que está no repositório oficial do Ubuntu ainda se chama Elisa e possui algumas limitações, idéias que já ficaram ultrapassadas e aquelas coisas de “programas velhos”, então se você quiser uma versão mais recente é possível instalar uma versão mais nova partir do Launchpad onde já há os pacotes prontinhos para serem instalados.

Só vale lembrar que o fato de ainda estarem no Launchpad e não no repositório oficial, significa que ela ainda possui algumas instabilidades e por isso pode estar com alguns bugs que serão mais chatos do que as limitações da versão antiga mas que é estável. Sabendo disso, se ainda assim você quiser instalar a versão nova saiba que não é preciso compilar nada. O único trabalho adicional – que não e tão complicado – é o procedimento a seguir para adicionar o novo repositório no nosso gerenciador de pacotes:

1 – Tecle ALT+F2 para exibir a caixa “Executar Aplicativo” (isso é para não assustar os iniciantes com um terminal) :^)

2 – Na janela que apareceu digite a linha abaixo (ou copie e cole) e em seguida clique no botão Executar

 gksudo gedit /etc/apt/sources.list.d/lanchpad_moovida.list

3 – Caso seja pedido, digite a sua senha e o editor de textos Gedit será aberto para você acrescentar um novo repositório para o apt.

4 – Com o Gedit aberto apenas cole as linhas abaixo, salve o arquivo e feche o aplicativo

 deb http://ppa.launchpad.net/moovida-packagers/ppa/ubuntu jaunty main
 deb-src http://ppa.launchpad.net/moovida-packagers/ppa/ubuntu jaunty main

5 – Baixe a chave GPG do repositório teclando ALT+F2 novamente, mas desta vez digitando o seguinte comando:

 wget -O - "http://keyserver.ubuntu.com:11371/pks/lookup?op=get&search=0x3135CD5C26C2E075" 2>/dev/null|apt-key add -

6 – Agora para instalar o aplicativo eu prefiro sugerir o aptitude via linha de comandos, mas será uma experiência indolor :^). No menu “Aplicativos”, vá em “Acessórios” e clique em “Terminal”.

7 – Na tela de terminal que será aberta digite o comando abaixo e caso seja pedido digite a sua senha. Em algum momento você poderá ser convidado a responder “Y” ou “S” ou mesmo “Sim”. basta confirmar e esperar.

 gksudo aptitude update;
 gksudo aptitude install moovida moovida-plugins-bad moovida-plugins-good moovida-plugins-ugly

Dica: Nos passos 6 e 7 eu sugeri o aptitude porque mesmo me esforçando a usar 100% do modo gráfico eu sou aficionado em terminal, mesmo quando a maldita da L.E.R. começa a incomodar, mas se você preferir o “Moovida” estará também na lista de pacotes do Synaptic, de onde você poderá instalar sem problemas.

No final você terá um espetacular sistema de gerenciamento de mídias disponível no seu computador e que pode ser inicializado a partir do menu “Aplicativos” na seção “Som e Vídeo”.

Screenshots

moovida.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)