Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


mintmenu

MintMenu

MintMenu é o menu da distribuição Linux Mint. É um avançado menu estilo “slab” para Linux, que roda sob o Gnome. Oferece suporte a filtragem (filtro de busca), favoritos e muitos outros recursos. Pode ser adicionado ao painel do Gnome ou lançado em sua própria janela.

Escrito em Python, o MintMenu é dono de um visual interessante e de uma forma de organização que torna muito mais simples o acesso aos aplicativos do sistema e demais programas instalados em sua distribuição Linux. Ele é famoso por organizar tudo em um único botão e ter um alcance mais amplo do que o menu padrão de outras distribuições. É altamente configurável.

Além do aspecto, o MintMenu encontra-se muito bem organizado, é bastante simples e permite um acesso rápido a aplicações, documentos e outras ferramentas de configuração.

Como configurar

A configuração do MintMenu é muito simples, pois ele é bastante intuitivo e suas opções de configuração são bastante claras.

Para começar, clique com o direito no MintMenu e selecione “Preferências”. Depois, no painel de configurações, basta navegar entre as abas e escolher entre as diversas opções de configuração.

Dicas

Acelere o MintMenu!

O MintMenu pode ser lento, às vezes. Mas, para isso, há uma solução: abra o painel de configurações (conforme indicado anteriormente) e, na aba “Opções”, em “Opacidade”, mude os 98% que vêm por padrão para 100%.

Use o MintMenu em janela suspensa!

Para usar o MintMenu em uma janela suspensa, abra um terminal ou o “Executar aplicativo” (Alt+F2) e digite o comando:

  mintmenu

Mude a aparência do MintMenu!

Para alterar o ícone do botão do menu, acesse a aba “Botão principal” do painel de configurações e, na opção “Ícone do botão”, indique o caminho do ícone que você quer que seja visualizado. O tamanho desse ícone é definido pelo tamanho do seu painel do Gnome, mas o padrão é 16×16 pixels.

Além de alterar o ícone, você também pode optar por não exibir ícone no botão ou mudar o texto do botão.

"Brinque" com os ícones!

Abrindo o MintMenu e clicando com o direito sobre qualquer um dos ícones (atalhos), abre-se um menu com opções de manipulação. Por exemplo: é possível, na aba “Todos os aplicativos”, adicionar o aplicativo à área de trabalho, ao painel ou à aba “Favoritos”.

Inicie o MintMenu sempre nos Favoritos

Abra o painel de configurações como indicado mais acima, vá à aba Opções e marque: Sempre iniciar com painel de favoritos.

Informações adicionais

É possível utilizar o MintMenu em distros com pacotes RPM. Para saber como, leia este artigo.

Referências

Tópicos no Fórum Linux Mint Brasil

  1. Tópico: Sobre o MintMenu..., por malvescardoso, em 16/10/2011.


mintmenu.txt · Última modificação: 2015/10/01 10:40 por 158