Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


krita

Essa é uma revisão anterior do documento!


Krita

Krita é um software editor gráfico de bitmaps (imagens) incluído no ambiente de desktop KDE, mais especificamente na suíte KOffice. Desenvolvido para ser uma aplicação para pintura e também um editor de fotos, o Krita é um software livre e é distribuído sob a licença GNU GPL.

História do Krita

Ele foi desenvolvido inicialmente como parte da suíte KOffice na versão 1.4.0, em 21 de Junho de 2005. Antes de ser disponibilizado ao público, era chamado de KImageShop e depois de Krayon, mas problemas de direitos autorais motivaram a mudança do nome.

Krita é comparável à outros editores gráficos de bitmap, como o GIMP ou Adobe Photoshop, porém pretende ter recursos para simular pintura com mídias naturais, como o Corel Painter. Note que estes outros programas são muito mais velhos e maduros, portanto não espere que o Krita seja tão rápido ou cheio de recursos quanto eles. Muitos plugins foram escritos para eles e (ainda) não possuem equivalentes no Krita. Desde a versão 1.5, Krita tem algumas habilidades que não existem em nenhum outro editor de imagens gratuitos (GIMP) como esquema de cores CMYK e L*a*b, profundidade de 8 a 32 bits em cada canal (GIMP só permite 8 bits por canal).

Para a nova versão que estará presente para KDE 4, estão previstas novas características: ferramentas de pintura natual, melhor integração com a suíte KOffice, melhor performance e mais ferramentas.

Para desenhos vetoriais, a suíte KOffice oferece o Karbon14, simliar ao Corel Draw ou Inkscape.

O nome

“Krita” é a palavra sueca para “lápis”. “Rita” significa “pintar” em sueco.

Características

Interface e espaço de trabalho

O Krita possui uma interface amigável. Em configurações, é possível escolher a cor do tema, quais barras de ferramentas e áreas(ou janelas) acopláveis você deseja usar, editar os atalhos do teclado. Você pode salvar um determinado conjunto de áreas acoláveis, como espaços de trabalho e alternar entre eles.

Pintura

O Krita possui diversos formatos de pincel, entre eles, pixel, smudge, duplicate, filter, hairy, hatching, texture, chalk, color smudge, curve, deform, dyna, experiment (Alchemy), grid, particle, sketch e spray.

As configurações de pincéis podem ser salvas como predefinições (ou presets) e compartilhadas. Além disso, existe todo um conjunto de modos de mesclagem disponíveis e suporte para criar testuras sem bordas no krita.

Tela

A tela pode facilmente ser rotacionada e espelhada. A tela OpenGL possui suporte para monitores de alta profundidade de bits. Possui ainda um enorme conjunto de opções para deixar a interface com apenas a tela em um modo sem distrações.

Ferramentas

Krita possui ferramentas de gráficos raster e vetorias.

Vetorias: caminho, seleção, texto, texto artístico, caligrafia, preenchimento e gradiente.

Raster: mão livre, linha, retângulo, elípse, polígono, polyline, estrela, caminho, movimento dinâmico, multihand, recortar, mover, transformar e deformar, medir, preencher, gradiente, seletor de cor, assistentes de régua, grade de perspectiva, grade, seleção retângulo, seleção elípse, seleção a mão livre, seleção polígono, seleção por controrno, seleção por preenchimento, seleção de cores similares, seleção por caminho, zoom e panorama.

Área acopláveis

Área acopláveis, dockers ou paletas são blocos básicos de construção da interface gráfica. O Krita tem as seguintes áreas acopláveis disponíveis: predefinições do pincel, gestor de camadas, gestor de canais, vários seletores de cores, opções de ferramentas, seletor de forma, composições, histórico, seletor de padrões, conjuntos de tarefas, scripts e várias outras para trabalhar com objetos vetoriais.

Filtros

Os filtros pode ser usados diretamente na camada, como máscaras de filtro ou como uma camada. O efeito de um filtro é previsualizado na própria imagem. Novos filtros podem ser escritos utilizando a linguagem OpenShiva.

Os seguintes filtros estão disponíveis: levels, color adjustment curves, brightness/contrast curve, desaturate, invert, auto contrast, HSV adjustment, pixelize, raindrops, oil paint, gaussian blur, motion blur, blur, lens blur, color to alpha, color transfer, minimize channel, maximize channel, top/left/bottom/right edge detection, sobel, sharpen, mean removal, unsharp mask, gaussian noise removal, wavelet noise reducer, emboss horizontal only/in all directions/(laplacian)/vertical only/with variable depth/horizontal and vertical, small tiles, round corners, phong bumpmap, rotative blur, zigzag, mosaic, ray, wave expansion, seamlesser, planes, central absorption, mirror impose, random noise, anti bullify, tunel2, caleidoscope, slices, sphere, stereographic projection, contraction, sectorize, sea, lens correction, roundify, hipno, tunnel, bullify, random pick, droste, ripples.

Camadas

Krita tem camadas raster, camadas vetoriais, camadas de filtros, camadas gerados por programação, camadas de grupos e camadas carregadas de arquivos. As camadas podem ter transparência, filtros e máscaras de seleção locais. As camadas podem ser arrastadas e soltas dentro do Krita, entre instâncias do Krita, como imagens ou de/para outras aplicações.

Camadas vetoriais suportam texto, formas vetoriais e filtros em formas vetoriais.

As camadas podem ser giradas, escalonadas, convertidas, cortadas, e você pode espelhar todas as camadas em uma imagem.

Referências

krita.1399855954.txt.gz · Última modificação: 2014/05/11 21:52 por 8812