Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


kolourpaint

Kolourpaint

Kolourpaint é um editor gráfico similar ao Paint da Microsoft, há tanto as ferramentas existentes no programa da MS como outros recursos, tais como a possibilidade de trabalhar com imagens com transparências e em vários formatos como arquivos gerados pelo Photoshop (*.psd) e pelo Gimp (*.xcf).

O que diz a Wikipédia sobre o KolourPaint:

“KolourPaint é um programa livre, editor gráfico para o K Desktop Environment, similar a uma aplicação da Microsoft Paint antes do Windows 7, mas tem algumas funcionalidades adicionais, tais como suporte para a transparência.

Destina-se a ser um conceito simples de entender, proporcionando um nível de funcionalidade orientada para o usuário médio. KolourPaint é projetado para as tarefas diárias, tais como: Pintura - desenhar diagramas e “pintura a dedo” Manipulação de Imagens - Imagens e edição de fotos, aplicando efeitos Edição de Ícones - desenho e logotipos com transparência

Na versão 3.3 do KDE, o KolourPaint substituiu o kpaint como a aplicação de pintura padrão simples. Ele é fornecido como parte do pacote kdegraphics.

KolourPaint também pode rodar em outros ambientes de trabalho do KDE, como o XFCE ou GNOME, bem como gerenciadores de janelas como o Fluxbox. Os pacotes pré-requisitos pode ser instalado automaticamente, e Kolourpaint só precisa de uma pequena parte do KDE para executar. No entanto, relatos de erro só pode ser feito se você estiver usando o KDE.”

Abaixo veja sua interface gráfica:

a maioria das distribuições Linux já vem instalado como padrão o Gimp, que é um editor gráfico que oferece muitos recursos que chega a ser comparado com o editor da Adobe, o Photoshop. Mas no cotidiano do usuário é necessário muita das vezes um programa mais simples e fácil de se usar, esse é propósito do Kolourpaint.

Com suas ferramentas simples para desenho, seu suporte a transparência em imagens, o controle de cores, gama, brilho e contraste; e alguns outros recursos para redimensionar ou girar a imagem, torna-o um programa muito útil e uma ferramenta básica necessária para todos os tipos de usuário.

Instalação

Depois de vermos um pouco sobre o Kolourpaint, vamos agora instalá-lo.

Você pode instalá-lo tanto pelo gerenciador Synaptic(Sistema → Administração → Synapctic), buscando por Kolourpaint e marcando para instalação o programa e todas suas dependências, como também pelo terminal.

No terminal atualize os pacotes:

 $ sudo apt-get update 

E então instale o Kolourpaint com o comando:

 $ sudo apt-get install kolourpaint4 

Irá pedir permissão para baixá-lo, o programa é bem pequeno, apenas 11mb, e depois irá instalá-lo. Chame-o pelo terminal:

 $ kolourpaint 

fonte: http://is.gd/cSZvK

by Ikeda

kolourpaint.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)