Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:wesnoth

The Battle for Wesnoth

Battle for Wesnoth é um jogo de estratégia baseado em turnos de código aberto, rodando em Linux. O jogador treina soldados, para criar um exército invencível, a fim de lutar contra orcs, mortos-vivos, bandidos e vencer, no Reino de Wesnoth.

O jogo é muito competitivo, o usuário pode escolher entre centenas de diferentes tipos de soldados, como infantaria, cavalaria, arqueiros, magos, etc e lutar com os amigos ou estranhos, no modo multi-player.

Visão Geral

Battle for Wesnoth é ambientado em um cenário de fantasia, onde os jogadores podem construir exércitos com lutadores das mais variadas raças, como humanos, anões, mortos-vivos, dragões, elfos, orcs, lagartos, nagas, sereias, ogros , morto-vivos entre outros. Ele é um jogo de estratégia baseado em turnos com campanhas em nível single ou multi-player.

Cada unidade possui suas forças e fraquezas. A defesa de uma unidade é baseada unicamente no tipo de terreno em que ela se encontra, tornando o terreno e o local das unidades de grande importância. Diferentes tipos de ataques, de armas e a alternância dos ciclos diurnos e noturnos favorecem ora as unidades ordeiras, ora as caóticas(unidades neutras não são afetadas), incrementando a estratégia. ao longo das campanhas as unidades podem avançar para níveis mais altos, adquirindo ainda mais poder. Parte da diversão do jogo consiste na construção e aperfeiçoamento de um exército enquanto atravessa as campanhas.

O nome Wesnoth foi originalmente criado pelo criador do jogo como uma combinação de sílabas que ele achou ter um bom som e que também acreditou remeter à uma terra de fantasia. De acordo com que o jogo foi sendo largamente elaborado, os desenvolvedores criaram uma etimologia ficcional para o nome: os habitantes de Wesnoth vieram do Oeste e do Norte, ou seja, Westnorth, que posteriormente resultou em Wesnoth. Esta etimologia é explicada na campanha “The Rise of Wesnoth” (A ascensão de Wesnoth).

Devido à sua natureza livre, por ser um software-livre, o desenvolvimento de Wesnoth é descentralizado. As unidades e campanhas oficialmente adicionadas ao jogo são derivadas de índices criados pela comunidade, da mesma forma que índices de criação de personagens são utilizados em jogos proprietários. Os fóruns e Wiki de Wesnoth são usados para o desenvolvimento de novas campanhas, incluindo novos tipos de unidades e a arte-final da história. O jogo pode fazer download de novas campanhas do servidor central. Todo o conteúdo e as campanhas oficiais contidas no servidor precisa ser licenciado pela GPL, assim como o jogo.

Campanhas

  • Heir to the Throne (Herdeiro do Trono): Konrad, o jovem herdeiro do trono de Wesnoth, alia-se com elfos rebeldes e outras raças para reclamar o trono da rainha usurpadora Asheviere, seu exército, e seus mercenários orcs. Esta foi a campanha original fornecido com o jogo e ainda é o principal produto, a partir do qual a maioria da história Wesnoth, geografia, tradições, e os personagens principais são derivadas. Com 25 cenários, Herdeiro do Trono também é uma das maiores campanhas do jogo.
  • A Tale of Two Brothers (Um conto de dois irmãos): Uma campanha curta concebido para os novatos, onde se segue a história de um cavaleiro que deve encontrar seu irmão e salvar uma pequena vila de um necromante.
  • An Orcish Incursion (Uma invasão de Orcs): campanha para novatos no qual o jogador deve repelir os primeiros Orcs a invadir o Grande Continente.
  • The South Guard (A Guarda Sul): Um jovem cavaleiro chamado Deoran é enviado para assumir o comando da Guarda Sul. A história da campanha pode seguir dois ramos, dependendo de escolhas do jogador. contém varias informações uteís que não estão listadas no Tutorial.
  • Liberty (Liberdade): Várias aldeias pobres são traídas pelo Reino de Wesnoth, que recentemente caiu sob a influência da opressiva Rainha Asheviere. Eles decidem voltar para lutar e tornar-se foragidos.
  • The Legend of Wesmere (A Lenda de Wesmere): Uma campanha de dificuldade intermediária que narra o conto de Kalenz, o Senhor Alto dos Elfos, que lutou contra a segunda invasão dos Orcs do Grande Continente.
  • The Eastern Invasion (A Invasão oriental): Nesta campanha, um oficial do exército de Wesnoth conhecido como Gweddry tenta salvar o Reino de Wesnoth de uma invasão de mortos-vivos.
  • The Hammer of Thursagan (O Martelo de Thurgasan): Uma campanha que foca a Aliança do Norte, uma facção composta principalmente de anões e humanos. Uma expedição de Knalga procura seus parentes na Kal Kartha e descobrem o destino do lendário Martelo de Thursagan.

A campanha foi escrita pelo hacker conhecido defensor de código aberto Eric S. Raymond.

  • Descent into Darkness (Declínio para Escuridão): Malin Keshar, um jovem mago da cidade de Parthyn, tenta defender sua casa de saqueadores Orcs recrutando a ajuda de um necromante chamado Darken Volk. Ao fazer isso, ele aprende as artes proibidas e o verdadeiro poder dos mortos-vivos.

A campanha é mais conhecida por seu único fim.

  • Delfador's Memoirs (Memórias de Delfador): Uma campanha apresentada na versão 1.8, que conta a Back-story do mago Delfador, uma personagem principal da campanha “Herdeiro do Trono”.
  • The Sceptre of Fire (O Cetro de Fogo): Uma história com os anões de Knalga e a criação do Cetro de Fogo, um MacGuffin apresentado na campanha “Herdeiro do Trono”.
  • Son of the Black Eye (Filho do Black Eye): A história de um Orc chamado Kapou'e, que é o filho de Black-Eye Karun, o único Orc a ter unificado as tribos orcs. Black-Eye Karun foi traído e assassinado pelos seres humanos. Kapou'e luta contra os condados humanos e tenta re-unir os clãs orcs sob sua bandeira.
  • The Rise of Wesnoth (A Origem de Wesnoth): Esta campanha é sobre a fundação de Wesnoth pelo príncipe Haldric, seu primeiro rei. Ele deve conduzir o seu povo da Ilha Verde, que está sendo infestada por orcs, a leste até sua futura casa. Como “Herdeiro do Trono”, é uma das maiores campanhas do jogo e estabelece história inicial e a sabedoria de Wesnoth.
  • Northern Rebirth (Renascimento do Norte): O povo mantido em cativeiro pelos orcs na cidade de Dwarven Doors rebela-se contra seus mestres em uma luta que irá moldar o destino das Northlands (Terras do Norte).
  • Under the Burning Suns (Sob os sóis incandescentes): Situado no futuro distante de Wesnoth, onde os Elfos vivem no deserto com dois sóis queimando. Os meteoros caíram do céu e destruíram suas casas, forçando-os a embarcar em uma jornada a seguir o seu líder corajoso e visionário, Kaleh. Esta campanha tem muitas unidades e outros conteúdos que normalmente não estão disponíveis no jogo.1
  • Dead Waters (Águas Mortas): você interpreta Kai Krelis,um rei Seranico, mas é apenas uma criança. mortos-vivos estão tentando transformar seu povo em escravos morto-vivos! Guie seu povo para obter ajuda de uma feiticeira ao norte enquanto ganha o respeito de suas tropas.

Instalação

Repositório oficial do Ubuntu

No repositório do ubuntu a versão disponível é a 1.10.7

  sudo apt-get install wesnoth

Repositório Alternativo

Nesse repositório você encontra a versão de desenvolvimento, a versão mais atual:

  sudo apt-add-repository ppa:pkg-games/wesnoth-devel 
  sudo apt-get update
  sudo apt-get install wesnoth 

Referência

jogos/wesnoth.txt · Última modificação: 2015/07/12 13:06 por 8812