Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:emuladores:mame

M.A.M.E. Multiple Arcade Machine Emulator

MAME é um projeto sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é ser uma referência para o funcionamento interno das máquinas de arcade emuladas. Isto é feito tanto para fins educacionais quanto para fins de preservação, a fim de evitar muitos jogos históricos desapareçam para sempre, já que o hardware que eles são executados não são mais fabricados. Claro, a fim de preservar os jogos e demonstrar que o comportamento emulado corresponde ao original, você também deve ser capaz de realmente jogar os jogos. Este é considerado um efeito colateral agradável, mas não é o foco principal do MAME.

Não é a intenção do MAME infringir qualquer direito autoral ou de patentes sobre os jogos originais. Todo o código-fonte está livremente disponível. Para operar, o emulador requer imagens das ROMs originais, CDs ou discos rígidos das máquinas de arcade, que devem ser fornecidos pelo usuário. Não há partes do código do jogo original incluídos no executável.

OS JOGOS

Somando todas suas roms, entre jogos clones e suas CHDs, atualmente Mame emula mais de 9000 jogos, faça o download dos seus preferidos, existem diversas opções de sites espalhados pela net onde podemos baixar ROMS/CHDs, abaixo apenas algumas delas. Lembrando que muitos sistemas emulados pelo Mame, necessitam de suas respectivas bios para poder rodar, certifique-se de ter em mãos tudo o que precisa para poder jogar.

http://edgeemu.net/ http://www.planetemu.net/ http://www.retroroms.net http://www.gametronik.com/

<note>Mame é um projeto que sofre constantes atualizações, lembre-se de manter também suas roms atualizadas para poder usufruir das recentes versões desse emulador.</note>

De posse do emulador e roms, hora de botar as coisas em seu devido lugar. ROMS, CHDs e BIOS podem ficar juntas na pasta ROMS, eventualmente, pode-se escolher outros diretórios para melhor dividir seus jogos, basta acrescentar novos caminhos de diretórios para suas roms através do emulador.

A questão das CHDs ainda causa dúvidas, mais não tem muito segredo, o próprio emulador aceita que sejam colocadas as CHDs de várias formas diferentes, portanto é mais fácil acertar do que errar.

Um exemplo prático:

ROM do Jogo Street Fighter III 3rd Strike: sfiii3.zip CHD do jogo Street Fighter III 3rd Strike: cap-33s-1 ou cap-33s-2.chd

Um jeito prático, seria colocar as CHDs em uma pasta que tenha o mesmo nome da ROM, no caso sfiii3 sem a extensão do arquivo.

Instalação do MAME no Linux Mint 17.x e 18.x

jogos/emuladores/mame.txt · Última modificação: 2020/02/24 23:32 por welblade