Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jitsi

Essa é uma revisão anterior do documento!


Jitsi

Jitsi é um cliente de mensagens instantâneas multiprotocolo e multiplataforma com videoconferência. Se encontra em um estado avançado de desenvolvimento.

Jitsi é um telefone de áudio/vídeo para Internet e um mensageiro instantâneo escrito em Java. Ele suporta algumas das mais populares mensagens instantâneas e protocolos de telefonia como o SIP, Jabber/XMPP (e, portanto, GoogleTalk), AIM, ICQ, MSN, Messenger, IRC, Bonjour e logo outros como IAX.

O desenvolvimento do Jitsi foi iniciado na Universidade de Strasbourg, França. Originalmente, o projeto era conhecido como Communicator SIP. Ao longo dos anos, a comunidade cresceu para incluir os membros e colaboradores do Brasil, Bulgária, Camarões, China, França, Estônia, Índia, Alemanha, Japão, Romênia, Espanha, Reino Unido, EUA e outros.

Jitsi é baseado na arquitetura OSGi, usando a implementação Felix do Apache. Isto o torna muito extensível e amigável.

Um pouco mais da história...

Através dos anos, o projeto mudou seu nome mais de uma vez. Ele foi originalmente chamado JsPhone e foi um dos exemplos no projeto de implementação JAIN SIP referência. Em seguida, mudou-se para uma vida própria como um projeto separado em java.net. Foi quando tornou-se Communicator SIP. Foi um dos primeiros a apoiar a telefonia IPv6.

Perto do final de 2005, Communicator SIP foi completamente re-arquitetado e um projeto novo, baseado em OSGi, foi escolhido para que os plugins podem ser facilmente escritos para o projeto.

Em 2011, depois de ter conseguido adicionar suporte para Áudio/Vídeo sobre extensões de comunicação XMPP do Jingle, o projeto foi renomeado para Jitsi, uma vez que não era mais um SIP Communicator apenas.

Jitsi foi originalmente criado por Emil Ivov, que era, na época, um estudante da Universidade de Strasbourg, França. Hoje, a equipe do núcleo cresceu e conta com desenvolvedores e colaboradores de todo o mundo. A lista completa desses pode ser encontrada na seção de Equipe e Colaboradores do site oficial.

Jitsi e projetos JAIN SIP, embora administrativamente separadas, ainda estão em estreita colaboração.

Características

meupinguim.com_wp-content_uploads_2011_07_jitsy.jpg

Instalação

Para instalar o Jitsi, basta baixar o pacote DEB daqui para 32bits e daqui para 64bits e instalar pelo GDebi1).

Para utilizar o Debian/Ubuntu repositório (deb http://download.jitsi.org/deb instável/) basta baixar e instalar o pacote DEB do Jitsi. Ele irá automaticamente adicionar o repositório para seu sistema, para que ele mantenha o Jitsi atualizado. Próxima vez que você atualizar seu sistema, Jitsi será automaticamente atualizado para sua versão mais recente.

Note que você NÃO DEVE adicionar manualmente Jitsi à sua lista de fontes, porque isso causaria avisos de Erro GPG!

Screenshots

Clique aqui para ver as screenshots do Jitsi.

Referências

1) Clique sobre o executável DEB (.deb) e, no Instalador de Pacotes, clique em “Instalar pacote”
jitsi.1311084380.txt.gz · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)