Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


graficos:krita

Krita

Krita é um software editor gráfico de bitmaps (imagens) incluído no ambiente de desktop KDE, mais especificamente na suíte KOffice. Desenvolvido para ser uma aplicação para pintura e também um editor de fotos, o Krita é um software livre e é distribuído sob a licença GNU GPL.

História do Krita

Ele foi desenvolvido inicialmente como parte da suíte KOffice na versão 1.4.0, em 21 de Junho de 2005. Antes de ser disponibilizado ao público, era chamado de KImageShop e depois de Krayon, mas problemas de direitos autorais motivaram a mudança do nome.

Krita é comparável à outros editores gráficos de bitmap, como o GIMP ou Adobe Photoshop, porém pretende ter recursos para simular pintura com mídias naturais, como o Corel Painter.

Para desenhos vetoriais, a suíte KOffice oferece o Karbon14, similiar ao Corel Draw ou Inkscape.

O nome

“Krita” é a palavra sueca para “lápis”. “Rita” significa “pintar” em sueco.

Características

Interface e espaço de trabalho

krita.org_wp-content_uploads_2015_04_user-interface-2-9.jpg

O Krita possui uma interface amigável. No menu de configurações, é possível escolher a cor do tema, o quais barras de ferramentas e áreas(ou janelas) acopláveis você deseja usar, editar os atalhos do teclado. Você pode salvar um determinado conjunto de áreas acopláveis, como espaços de trabalho e alternar entre eles. A Tela (a área onde você vai pintar) pode ser facilmente rotacionada e espelhada. A tela usando OpenGL suporta monitores de alta profundidade de bits. Existe uma grande quantidade de opções disponíveis para criar um modo apenas com a tela, livre de distrações.

Motor de Multiplos Pincíes e Modos de Mesclagem

krita.org_wp-content_uploads_2014_07_brush-engine.jpg

Um motor de pincéis é mais do que um típico padrão de pincel com opções alterada. Cada motor de pincel possui sua própria lógica e comportamento. Os motores incluídos são, pixel, smudge, duplicate, filter, hairy, hatching, texture, chalk, color smudge, curve, deform, dyna, experiment (Alchemy), grid, particle, sketch e spray.

As configurações de pincéis podem ser salvas como predefinições (ou presets) e compartilhadas. Além disso, existe todo um conjunto de modos de mesclagem disponíveis. Os modos de mesclagem dão organizados por categoria e seus favoritos ficam armazenados no topo da lista.

Filtros e Efeitos

krita.org_wp-content_uploads_2014_07_krita-filters.jpg

Os filtros pode ser usados diretamente na camada, como máscaras de filtro ou como uma camada. O efeito de um filtro é previsualizado na própria imagem. Existe efeitos especiais como onda, pintura a óleo, e relevo. Ajustes como níveis, brilho e contraste, e HSV também estão incluídos. Ferramentas adicionais pode ser úteis para fazer seleções como cores para alfa e transferência de cor.

Gerenciamento de Camadas e Cores

krita.org_wp-content_uploads_2014_07_layer-color-managment.jpg

Krita tem camadas raster, camadas vetoriais, camadas de filtros, camadas gerados por programação, camadas de grupos e camadas carregadas de arquivos. Cada camada possui configurações de visibilidade, bloqueio de edição, bloqueio de transparência, bloqueio de alfa. As camadas podem ser arrastadas e soltas dentro do Krita, entre instâncias do Krita, como imagens e também de/para outras aplicações. As camadas podem ser giradas, escalonadas, convertidas, cortadas, e você pode espelhar todas as camadas em uma imagem. Camadas vetoriais suportam texto, formas vetoriais e filtros em formas vetoriais.

O Krita suporta os seguintes modelos de cores para criar e editar imagens: RGBA, Gray, CMYKA, Lab, YCbCr, XYZ em inteiros de 8 bits, inteiros de 16 bits, ponto flutuante de 16 bits, ponto flutuante de 32 bits. Krita sempre usa gerenciamento de cor.

Modo "Envolver em volta"

krita.org_wp-content_uploads_2014_07_wrap-around-mode.jpg

Agora ficou fácil criar texturas e padrões sem emendas. Aperte a tecla ‘W’´enquanto pinta para mudar para o modo “Envolver em volta”. A imagem ira fazer cópias de si mesma em torno dos eixo x e y. Continue pintando e veja todas cópias se atualizarem automaticamente. Sem mais posicionamentos desajeitados para ver como sua imagem repete a si mesma. Você pode ainda pintar fora da borda que automaticamente vai estar pintando no topo. Essa é uma das características que você precisa ver por si mesmo.

Advanced Selection and Masking Tools

krita.org_wp-content_uploads_2014_07_advanced-selection.jpeg

Krita comes with many methods of selecting parts of your canvas in order to edit them. You can select with shapes such as rectangles and circle, paint your selection, polgon selection, select by color, select by Bezier. You can add, remove, or intersect to your selection. You can also make selection by layer contents by context clicking the layer and clicking “select opaque”. You can create a transparency layer by itself, or add one to an existing layer. This is great tool for non-destructive changes.

Ferramentas de Simetria e Auxiliares de Desenho

krita.org_wp-content_uploads_2014_07_symmetry-tool1.jpg

As ferramentas de simetria vão muito além do básico espelhamento. Elas têm o controle total, sendo possível determinar quantos eixos você precisa. Modificar a origem do centro, angulo, e parâmetros de suavização. Fácil de alternar entre os botões de espelhamento x e y na barra de ferramenta no topo. Ferramentas auxiliares para desenhar, como grade de perspectiva e formas que possuem configurações magnéticas.

Ferramentas

Krita possui ferramentas de gráficos raster e vetorias.

Vetorias: caminho, seleção, texto, texto artístico, caligrafia, preenchimento e gradiente.

Raster: mão livre, linha, retângulo, elípse, polígono, polyline, estrela, caminho, movimento dinâmico, multihand, recortar, mover, transformar e deformar, medir, preencher, gradiente, seletor de cor, assistentes de régua, grade de perspectiva, grade, seleção retângulo, seleção elípse, seleção a mão livre, seleção polígono, seleção por controrno, seleção por preenchimento, seleção de cores similares, seleção por caminho, zoom e panorama.

Área acopláveis

Área acopláveis, dockers ou paletas são blocos básicos de construção da interface gráfica. O Krita tem as seguintes áreas acopláveis disponíveis: predefinições do pincel, gestor de camadas, gestor de canais, vários seletores de cores, opções de ferramentas, seletor de forma, composições, histórico, seletor de padrões, conjuntos de tarefas, scripts e várias outras para trabalhar com objetos vetoriais.

Instalação

Repositório do Mint

sudo sudo apt-get install krita

Repositório de um dos Desenvolvedores

– Verifique se você já não tem o caligra ou o krita instalados, se tiver você pode ter conflitos na hora de instalar. – Adicione o repositório ppa a sua lista:

  sudo add-apt-repository ppa:dimula73/krita

– Atualize o cache:

  sudo apt-get update

Ultima versão estável do Krita 2.8:

  sudo sudo apt-get install krita-2.8

Ultima versão estável do Krita 2.9:

  sudo sudo apt-get install krita-2.9 krita-2.9-l10n krita-2.9-l10n-pt-br 

Versão 2.9 instável, mas mais atualizada

  sudo apt-get install krita-testing krita-testing-l10n krita-testing-l10n-pt-br

Versão 3, apenas para Mint 18 ou superior

  sudo apt-get install krita3-testing krita3-testing-l10n krita3-testing-l10n-pt-br

AppImage

Outra opção para usar o krita é baixar o programa empacotado como AppImage direto do site do programa, apenas faça o download dê permissão de execução para o arquivo e execute. Download Se estiver usando uma versão do linux mint anterior à 16, escolha o appimage com (No OpenMP) no nome. https://krita.org/en/download/krita-desktop/

Dê permissão de execução abra o terminal na pasta onde está o appimage

  chmod a+x krita*.AppImage

Execute Ainda no terminal

  ./krita*.AppImage

Referências

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Krita Página Oficial: http://krita.org Blog do desenvolvedor dmitryK http://dimula73.blogspot.com.br

graficos/krita.txt · Última modificação: 2016/08/17 19:07 por 8812