Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


gnome_pie

Gnome Pie

Gnome Pie é um menu circular que permite ao usuário iniciar aplicativos e acessar funcionalidades no Linux de maneira bem mais elegante e divertida. Seguindo o princípio de uma torta (daí o Pie do nome), cada “pedaço” da aplicação é o lançador para um programa instalado no sistema.

A ideia do aplicativo vem do mundialmente conhecido World of Warcraft, e traz diversos temas para que o usuário possa combinar o visual do Gnome Pie com os elementos gráficos do sistema operacional. A aplicação conta com sete skins diferentes para você escolher aquela que mais lhe agrada.

ibxk.com.br_2011_10_programas_97549721812425.jpg

Instalação

Antes de dar início à instalação do Gnome Pie, é preciso resolver as dependências do aplicativo. Para isso, digite o seguinte comando no Terminal:

 $ sudo apt-get install libgtk2.0-dev libcairo2-dev libappindicator-dev
 libgee-dev libxml2-dev libxtst-dev libgnome-menu-dev
 valac cmake libunique-dev

Também é possível adicionar o Gnome Pie em sua lista de aplicativos digitando os comandos abaixo no Terminal.

 $ sudo add-apt-repository ppa:simonschneegans/testing
 $ sudo apt-get update
 $ sudo apt-get install gnome-pie

O Programa

A utilização do Gnome Pie é bem simples e o usuário não precisa se preocupar com comandos complicados ou atalhos poluindo a Área de trabalho. Isso porque os lançadores são exibidos apenas quando o usuário aciona os atalhos do teclado.

ibxk.com.br_2011_10_programas_97549721812828.jpg

Os Recursos

Por padrão, o Gnome Pie permite o fácil acesso aos diretórios do computador, aplicações como navegador e cliente de email, ferramentas do sistema e controle para os players de música. Cada categoria é acessada por um atalho diferente. Confira abaixo os principais.

  • Ctrl+Alt+M → controle para os players de música;
  • Ctrl+Alt+W → opções e propriedade da janela ativa;
  • Ctrl+Alt+Espaço → menu principal;
  • Ctrl+Alt+A → aplicações.

ibxk.com.br_2011_10_programas_97549721812855.jpg

Crie suas próprias tortas

Além dos lançadores padrão, o usuário pode criar seus próprios círculos de atalho. Para isso, é só arrastar as aplicações desejadas para a janela de configurações do Gnome Pie e atribuir um atalho de teclado para elas. Dessa forma, você consegue acessar rapidamente qualquer pasta, aplicativo ou arquivo presente no computador.

gnome_pie.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)