Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fritzing

Fritzing

O Fritzing é um aplicativo que serve para montar protótipos de circuitos elétricos. Embora o programa seja de fácil utilização (apenas clicar e arrastar), ele exige certo grau de conhecimento técnico para a composição dos itens de maneira apropriada. O software ainda está em desenvolvimento e é completamente gratuito.

Interface e Funcionamento

O aplicativo opera a partir de uma única interface, que funciona de forma semelhante a um programa para montar layout. Na parte esquerda, você encontra o protótipo de uma placa e no lado direito da tela, os componentes. Basicamente, tudo o que você vai precisar fazer é “clicar e arrastar” uma das peças até a área de montagem.

Ao deixar o elemento sobre a placa, com uma seleção do componente, você pode ver as suas propriedades descritas na lateral direita do programa. Caso você precise mudar o item de posição, basta “arrastá-lo” até o local correto. Se você inserir alguma peça por engano, pode removê-la por meio da tecla “Delete” do teclado.

ibxk.com.br_2011_11_programas_571996810999.jpg

Na parte inferior da tela, há quatro botões adicionais. “Compartilhar” permite que você publique o circuito montado na página do Fritzing. “Adicionar uma nota” serve para inserir comentários no seu esquema. “Girar” modifica a orientação de uma peça, enquanto “Inverter” tem um efeito semelhante ao “espelho” de editores de imagem.

A visualização inicial do esquema é do tipo “Protoboard”. Para testar outras maneiras de ver o projeto montado, acesse o menu “Visão” e escolher entre “Esquemático” e “PCB”.

Instalação

Primeiramente baixe e descompacte o pacote:

Depois dê dois cliques em “fritzing.sh” ou tente “./fritzing.sh” no Terminal.

Referências

fritzing.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)