Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


foobnix

Foobnix

O Foobnix é mais uma alternativa em player de áudio para o Linux. Como todo amante de música deseja ter a melhor experiência possível quando escutando aquelas de sua preferência, é sempre bom conhecer as novidades presentes nessa gama de aplicativos.

Este programa ainda está em fase de desenvolvimento e testes, por isso pode vir a não funcionar conforme o esperado ou apresentar travamentos. Ele foi escrito na linguagem Python e utiliza o GTK +.

Interface e funcionamento do programa

Ao executar o Foobnix, ele mantém um ícone na Barra do sistema e basta um clique para habilitar uma versão minimizada dos comandos básicos do programa. Observe que ao minimizá-lo, o botão de acesso permanece para facilitar a reabertura ou alterar entre o estado da música (tocando, parado, etc.).

No estado inicial, a interface do programa aparece comosta por três divisões centrais. À esquerda, estão as opções para a escolha das músicas e logo abaixo os locais disponíveis (rádio, disco rígido local e playlist). Já no lado direito são mostradas as listas de execução que estão ativas no momento.

Se você clicar em “View” é possível adicionar outros painéis, como o de letras (“lyrics”) e de busca online de músicas (“search”). Vale lembrar que a pesquisa por um arquivo na internet pode levar a fontes cuja reprodução não está autorizada, portanto é recomendado tomar cuidado para não efetuar download de pirataria.

ibxk.com.br_71622_133226.jpg

Conforme a opção escolhida, no lado esquerdo da interface do programa são exibidas informações sobre as funções disponíveis (como rádios encontradas, “playlists”, arquivos, etc.). A parte direita da janela do aplicativo mostra basicamente a lista de músicas que está selecionada e tempo.

Caso você esteja com a opção “Lyrics” ativa, um novo painel é aberto ao lado direito da tela com a letra da música (caso seja encontrada) e a capa do CD (esta também depende da existência do arquivo).

Ouvindo suas músicas

Se você optar por ouvir rádio, clicando em “Radio” você observa a listagem de estações online encontradas pelo programa. Basta clicar no botão de “+” ao lado do nome de cada uma delas para abrir as opções de músicas disponíveis. Em seguida, utilize um duplo clique no gênero escolhido para começar a ouvir.

A qualidade do som para a rádio costuma ser muito boa, com poucas exceções e não há a “perda” da música no meio da execução ou travamento. Se você escolheu “Music”, uma nova janela é aberta para que você localize os arquivos ou pastas de áudio em seu computador. Uma vez adicionados, a lista de músicas é exibida ao lado direito da interface e basta um duplo clique para iniciar a execução.

Comandos

O programa possui na interface, as cinco funções básicas de qualquer player de áudio: play (ou pausa, quando a música está em execução), stop, avançar e retroceder. Caso você opte por abri-lo diretamente do ícone na Barra do sistema, além destes comandos também é mostrada a opção de fechar o player e mostrar ou ocultar.

ibxk.com.br_71622_133227.jpg

Além disso, ele disponibiliza alguns atalhos de teclado para suas funções.

Outras configurações

Entre as opções de configuração do programa estão disponíveis funcionalidades para adicionar ou excluir rádios presentes na lista, diretórios para serem localizadas músicas para a coleção, funcionamento do ícone do programa, funções de reprodução do áudio e mensagens exibidas, entre outras.

Instalação

  sudo add-apt-repository ppa:foobnix-player/foobnix
  sudo apt-get update
  sudo apt-get install foobnix

Referências

foobnix.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)