Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ffmpeg

ffmpeg

ffmpegGui é uma interface gráfica (front-end) para o programa ffmpeg, bastante conhecido por realizar a conversão com eficiência entre vários formatos e de vídeo e áudio disponível, utilizando-se de diversos efeitos para um melhor resultado. Entre os formatos suportados, estão: AC3, MPA/MP2, WAV, MP3, AVI, MPEG e FLV.

Principais utilizações de ffmpegGUI

Apesar de todas as suas opções existentes de conversão entre formatos, é possível afirmar que atualmente seu principal uso pelos usuários está na conversão de streaming multimedia da internet para tipos de arquivos mais conhecidos, como o MPEG e o AVI.

Basicamente, o usuário entra em um site de streaming, como o Youtube, efetuando o download de algum vídeo no formato FLV. Neste ponto, é possível converter o arquivo FLV nos formatos AVI ou MPEG.

Interface

A partir da screenshot do programa, é possível perceber que ffmpegGUI possui uma interface bastante simples e intuitiva para usuários leigos no assunto. Para pessoas que possuem um pouco mais de conhecimento, é possível observar quais seriam os comandos equivalentes caso a conversão de formatos fosse feita no modo texto.

Instalação

No terminal:

  sudo apt-get update
  sudo apt-get install ffmpeg && ffmpeggui

Screenshots

Usando no Terminal

Comando:

  ffmpeg -i vídeo_original.avi novo_vídeo.wmv

Obs.: Você pode escolher qualquer formato de entrada e de saída, desde que tenha os codecs dos vídeos instalados.

Exemplo:

  $ ffmpeg -i vídeo_original.ogg novo_vídeo.mkv

ou:

  $ ffmpeg -i vídeo_original.wmv novo_vídeo.mp4

Não importa a extensão de entrada, ele converte para qualquer uma.

Referências

ffmpeg.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)