Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


enlightenment

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

enlightenment [2012/04/14 02:54] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 +**O que é?**
  
 +O enlightenment é um desktop environment completamente open-source e independente que tem sido desenvolvido há mais de 10 anos.
 +
 +Embora seja à primeira vista só um "​gestor de janelas",​ por ter um vasto leque de aplicações,​ bibliotecas e serviços, pode ser considerado de fato um DE independente.
 +
 +A última versão "​estável"​ do enlightenment (também às vezes chamado só de E) é a 0.16 (E16).
 +
 +Depois de finalizado o desenvolvimento dessa versão, os autores do enlightenment começaram a trabalhar no atual E17. Este é atualizado todos os dias.
 +
 +Por ser totalmente independente de distribuição e por não usar nem bibliotecas do QT (KDE) ou GTK (Gnome, Xfce) tem utilizadores em qualquer distro.
 +
 +Estas comunidades geralmente mantêm um repositório de binários para este desktop mas é preferível,​ devido ao grau de periodicidade de atualização deste, instalar e atualizar sempre a partir da source no CVS oficial.
 +
 +Voltando ao E propriamente dito, este desktop tem uma estrutura de composição do ambiente de trabalho feita por modules (módulos) e shelves (barras). Depois de ser instalado, ele corre uma série de módulos e de serviços considerados básicos como o módulo pager (desktops virtuais), o ibar (uma espécie de quick launch bar) ou a ibox (aplicações minimizadas). Todos estes módulos são inseridos como gadgets nas shelves.
 +
 +Como há um desenvolvimento constante do código-fonte,​ existem muitas aplicações/​módulos/​bibliotecas que deixam de ser desenvolvidas e algumas que são adicionadas.
 +
 +Para manter a sua independência de qualquer outro sistema de desktop à partida o E17 faz virtualmente tudo, entre as suas próprias aplicações e as do X11 (xterm, xmms, etc); no entanto, a experiência prova que as eapps (aplicações do sistema E) ainda têm muitos erros e são extremamente difíceis de domesticar, de modo que muitas coisas são substituídas,​ na maior parte dos casos, por aplicações de sistemas GTK.
 +
 +O E além de ter o seu completo sistema de bibliotecas gráficas (EFL) tem o chamado entrance, que é uma alternativa ao GDM (Gnome, Xfce) ou KDM (KDE).
 +[wikipedia]
 +
 +
 +
 +
 +**Como instalar?**
 +
 +pelo terminal:
 +
 +   wget -q http://​lut1n.ifrance.com/​repo_key.asc -O- | sudo apt-key add -
 +   echo 'deb http://​e17.dunnewind.net/​ubuntu hardy e17' ​ |  sudo tee -a /​etc/​apt/​sources.list
 +   sudo aptitude update
 +   sudo aptitude -y install e17
 +
 +
 +
 +**Imagens**
 +
 +
 +
 +{{ http://​www.guiadohardware.net/​imagens/​img-5671e0ca.jpg }}
 +
 +by Ikeda
enlightenment.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)