Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


easytag_-_modificando_seus_arquivos_de_som_no_mint_12_lisa

Essa é uma revisão anterior do documento!


Introdução ao Easytag

Este tutorial irá mostrar ao leitor como modificar as informações de seus arquivos de som (como artista ou título), também chamados de tags, de uma maneira rápida utilizando o Easytag.

<note important>Não há qualquer garantia de que esse procedimento vá funcionar com você, portanto utilize-o por sua conta e risco!</note>

Nota preliminar

O procedimento descrito neste artigo é direcionado ao Linux Mint 12 (Lisa), entretanto os passos não devem diferir muito em outras distribuições baseadas no Ubuntu. O Easytag é capaz de editar apenas as “tags” de MP3, MP2, FLAC, Ogg Vorbis, MP4/AAC, MusePack ou arquivos de áudio do Monkey.

Instalando o Easytag

Para instalar o aplicativo abra o terminal e digite:

  sudo apt-get install easytag

Depois de teclar a sua senha e confirmar, o pacote será baixado e instalado. Uma outra alternativa de instalação é a utilização do Synaptic Package Manager e sua barra de busca. Lá você pode localizar o Easytag e instalá-lo sem maiores dificuldades.


Modificando as "tags" de seus arquivos de som

Depois de instalar o aplicativo você pode localizá-lo seguindo o caminho: Applications > Sound & Video > Easytag. Abra-o e use o painel a esquerda para ir até o diretório onde estão localizados os arquivos que você quer modificar. Todo o conteúdo de áudio compatível com o aplicativo e localizado na pasta será, então, mostrado no painel.

Para selecionar vários itens ao mesmo tempo, clique com o botão direito do mouse sobre eles, com a tecla Ctrl pressionada. As tags disponíveis serão, então, mostradas no painel localizado no lado direito. Se você tiver mais de um item selecionado e quiser utilizar a mesma tag para todos eles, coloque-a no campo tag e clique no pequeno botão que está bem próximo. Lembre-se também de salvar o arquivo depois de realizar as mudanças. Um outro ponto a se destacar é que você pode continuar modificando as tags manualmente ou realizar uma busca na base de dados, através da Internet:

Este método precisa de todas as faixas do álbum para funcionar bem, no entanto, dificilmente você irá encontrar as informações do álbum correto, caso uma ou mais faixas estejam faltando. Um outro ponto a se destacar é que podemos configurar a base de dados que está sendo utilizada nas configurações do programa, assim como muitas outras opções lá existentes.


Informações adicionais

Autor: Christian Schmalfeld Última edição: 21/11/2011

Referências

easytag_-_modificando_seus_arquivos_de_som_no_mint_12_lisa.1330369835.txt.gz · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)