Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


diversospreferences:linux-estrutura-diretorios

Estrutura de Diretórios do Linux

Agora que você instalou o Linux Mint, seria bom você saber que muitas coisas em um sistema linux são diferentes se comparadas com seu Windows ou Mac. Então vamos começar falando um pouco sobre como funciona a estrutura de diretórios do Linux.

Para iniciantes, mesmo o Linux Mint sendo feito para ser o mais familiar possível, algumas coisas vão parecer bastante diferente, por exemplo, você não verá nenhum drive identificados por letras (como C:/, D:/, E:/, etc.). Embora seja um pouco chato de se acostumar, não é nada que possa te impedir de ter uma boa experiência.

A estrutura de diretórios pode parece assustadora inicialmente, mas é importante saber como ela funciona.

Conhecer a estrutura de diretórios do linux irá lhe ajudar a procurar por componentes no sistema, entender onde um programa se encontra e responder perguntas como onde o arquivo configuração está ou se um arquivo de log existe.

/ – O diretório Raiz ou Root

Representado por / (carácter barra ou barra comum), o diretório raiz é o ponto de início da hierarquia do sistema de arquivos. Tudo no sistema, incluindo os outros diretórios e arquivos do sistema, estão armazenados no diretório raiz.

/bin

O diretório /bin contém os arquivos binários e outros arquivos e outros programas executáveis. A maioria dos comandos mais comuns do Linux que você deve usar como um usuário do sistema, estão armazenados aqui. Similar ao diretório /bin é o diretório /sbin, que contém os binários essenciais para administração do sistema.

/boot

O diretório /boot contém os arquivos estáticos carregador de inicialização necessários para iniciar o sistema. Ele contém os arquivos do carregador de inicialização GRUB junto com os kernels Linux.

/dev

O diretório /dev contém arquivos de dispositivos que estão geralmente sob controle do sistema operacional e administradores de sistema. Os dispositivos de terminal, discos, USB, etc. estão todos incluídos no diretório /dev e são expostos como se fossem arquivos no Linux, ao invés de serem representados como dispositivos.

/etc

O /etc contém os arquivos de configuração do sistema. Todos os arquivos no diretório /etc devem ser aquivos de texto e não podem ser arquivos binários executáveis. Ele, inclusive, contém os arquivos /etc/passwd e /etc/shadow que possui os dados essenciais de identificação dos usuários.

/home

O diretório /home contém a pasta pessoal de cada usuário. Cada arquivo pessoal e de configuração específica de usuário estão armazenadas em seus respectivos diretórios home. Cada usuário possui permissão de acesso para seus próprios diretórios home. Um não pode modificar os arquivos na pasta pessoal dos outros, a não ser que tenha adquirido permissão para fazê-lo.

/lib

/media

/opt

/proc

/tmp

/usr

/var

diversospreferences/linux-estrutura-diretorios.txt · Última modificação: 2016/06/03 17:33 por 8812