Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


diversospreferences:estrutura-diretorios

Estrutura de Diretórios do Linux

Agora que você instalou o Linux Mint, seria bom você saber que muitas coisas em um sistema linux são diferentes se comparadas com seu Windows ou Mac. Então vamos começar falando um pouco sobre como funciona a estrutura de diretórios do Linux.

Para iniciantes, mesmo o Linux Mint sendo feito para ser o mais familiar possível, algumas coisas vão parecer bastante diferente, por exemplo, você não verá nenhum drive identificados por letras (como C:/, D:/, E:/, etc.). Embora seja um pouco chato de se acostumar, não é nada que possa te impedir de ter uma boa experiência.

A estrutura de diretórios pode parece assustadora inicialmente, mas é importante saber como ela funciona.

Conhecer a estrutura de diretórios do linux irá lhe ajudar a procurar por componentes no sistema, entender onde um programa se encontra e responder perguntas como onde o arquivo configuração está ou se um arquivo de log existe.

/ – O diretório Raiz ou Root

Representado por / (carácter barra ou barra comum), o diretório raiz é o ponto de início da hierarquia do sistema de arquivos. Tudo no sistema, incluindo os outros diretórios e arquivos do sistema, estão armazenados no diretório raiz.

/bin

O diretório /bin contém os arquivos binários e outros arquivos e outros programas executáveis. A maioria dos comandos mais comuns do Linux que você deve usar como um usuário do sistema, estão armazenados aqui.

/boot

O diretório /boot contém os arquivos estáticos carregador de inicialização necessários para iniciar o sistema. Ele contém os arquivos do carregador de inicialização GRUB junto com os kernels Linux.

/dev

O diretório /dev contém arquivos de dispositivos que estão geralmente sob controle do sistema operacional e administradores de sistema. Os dispositivos de terminal, discos, USB, etc. estão todos incluídos no diretório /dev e são expostos como se fossem arquivos no Linux, ao invés de serem representados como dispositivos.

/etc

O /etc contém os arquivos de configuração do sistema. Todos os arquivos no diretório /etc devem ser aquivos de texto e não podem ser arquivos binários executáveis. Ele, inclusive, contém os arquivos /etc/passwd e /etc/shadow que possui os dados essenciais de identificação dos usuários.

/home

O diretório /home contém a pasta pessoal de cada usuário. Cada arquivo pessoal e de configuração específica de usuário estão armazenadas em seus respectivos diretórios home. Cada usuário possui permissão de acesso para seus próprios diretórios home. Um não pode modificar os arquivos na pasta pessoal dos outros, a não ser que tenha adquirido permissão para fazê-lo.

/lib

O diretório /lib contém bibliotecas essenciais e módulos do kernel que podem ser requeridos pelos binários localizados nos diretórios /bin ou /sbin. Similarmente o diretório /lib64 contem bibliotecas necessárias para suportar 64-bit nos sistemas.

/media

O diretório /media é usado para montar temporariamente mídias removíveis como HDs externos, CD-ROM's etc. Assim que você adicionar uma mídia removível ao sistema, um subdiretório será automaticamente criado dentro do diretório /media. Você poderá cessar o conteúdo desses dispositivos a partir desse subdiretório.

/mnt

Este é basicamente um diretório que é um marcador de lugar para ser usado para montar outros diretórios ou drives. Geralmente é usado para locais de rede, mas você realmente pode usar para qualquer coisa que você quiser. Pode ser usado, por exemplo, como ponto de montagem para um HD de um servidor de mídia (/mnt/server).

/opt

O diretório /opt contém subdiretórios para programas opcionais ou de terceiros. A maioria dos softwares proprietários mantém seus arquivos aqui no diretório /opt.

/proc

O diretório /proc contém informações sobre os processos executando em seus sistemas em diretórios nomeados /proc/PID onde PID é o id do processo. Ele também contem informações sobre recursos do sistema.

/root

Este é equivalente ao diretório /home, só que para o usuário root, também conhecido como superusuário ou administrador. É melhor você não mexer em nada aqui, a menos que você realmente saiba o que está fazendo.

/sbin

Parecido com /bin, exceto que é destinado a certos comandos essenciais para administração que devem ser executados apenas pelo usuário root ou superusuário.

/tmp

O diretório /tmp é usado pelo sistema e por seus programas para armazenar seus arquivos temporários. Todos seus arquivos geralmente são apagados ao reiniciar o sistema.

/usr

O diretório /usr normalmente contem arquivos e programas pertencentes a um usuário em particular semelhante aos arquivos e programas do sistema. Por exemplo, os binários essenciais e binários de administração do sistema estão em /bin e /sbin, enquanto os não essenciais estão em /usr/bin e /usr/sbin respectivamente.

/var

O diretório /var é uma importante parte da Estrutura de Diretórios do Linux e contem arquivos variáveis de sistema os quais a quantidade de dados aumentam com o passar do tempo. Arquivos de log, pacotes e arquivos de banco de dados, podem ser encontrados no diretório /var.

diversospreferences/estrutura-diretorios.txt · Última modificação: 2016/08/21 17:31 por 8812