Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


desktopnova

DesktopNova

Tal qual o CreBS, o DesktopNova também é um aplicativo cuja função é: transformar o plano de fundo da Área de trabalho do Gnome ou do Xfce em uma apresentação de slides. Assim, é possível mudar automaticamente o papel de parede do seu sistema operacional livre. A função é muito semelhante a que já existe nativamente no Windows 7 e no KDE 4x, em que você define um intervalo de tempo, seleciona as imagens e então o sistema se encarrega de realizar a troca periodicamente.

Desktop animado

A grande maioria dos usuários se preocupa com o aspecto visual do seu sistema, o que faz com que seja constante a busca por belos papéis de parede. Não é difícil encontrar usuários que sempre estão mudando a imagem que permanece no fundo de sua Área de trabalho, independente do sistema operacional utilizado.

No Linux Mint não é diferente. Agora, com o DesktopNova, você tem a possibilidade de ter sempre um papel de parede diferente sem que tenha que acessar o menu de configuração de plano de fundo o tempo todo. Basta selecionar a pasta ou pastas com as imagens as quais você deseja que sejam exibidas no desktop, selecionar o tempo de intervalo entre cada troca, salvar e pronto. Com as pastas setadas, cada nova imagem acrescida a sua coleção, já estaria fazendo parte das exibições, simples assim!

Instalação

Vá a terminal e faça: ⇒ No Gnome:

  sudo aptitude install desktopnova desktopnova-module-gnome desktop-tray 

ou:

  sudo apt-get install desktopnova desktopnova-module-gnome desktop-tray 

⇒ No Xfce: Faça como no Gnome, somente trocando o “desktopnova-module-gnome” por “desktopnova-module-xfce”. Exemplo:

  sudo apt-get install desktopnova desktopnova-module-xfce desktop-tray

Depois de instalado, acesse em: Aplicativos ⇒ Acessórios ⇒ DesktopNova e realize as devidas configurações, o que é bastante intuitivo.

Interface, Configuração e Recursos

Vá no menu Aplicativos ⇒ Acessórios ⇒ DesktopNova-Tray. Isso carregará o ícone do systray no painel. Clique com o botão direito em cima do mesmo e vá em “Preferências”. A janela para as configurações se abrirá.

Agora, na aba “Imagens”, vamos adicionar no perfil padrão as imagens necessárias. Poderá adicionar o diretório com as imagens desejadas ou adicionar imagens uma a uma.

Na aba “Configurações”, marque a opção “Muda o papel de parede em intervalos” e configure o tempo em que suas imagens mudarão em tempo de 1 minuto em diante; fica à sua escolha. Marque também a opção “Iniciar o daemon em todas sessões (Autorun)”. Vá no botão “Módulos” e marque a opção “Gnome 0.2 / Xfce 0.2” (este módulo habilita o suporte ao Gnome ou Xfce).

Na aba “Ícones da área de notificação”, marque apenas a opção “Iniciar ícone na área de notificação em todas as sessões (Autorun)”. Isso irá habilitar o DesktopNova sempre que iniciar o sistema em qualquer sessão.

Finalmente, na aba “Advanced”, só para conhecimento, ficam as extensões das imagens suportadas para serem lançadas nos slides. Por padrão, já vem com as extensões: png, jpg, jpeg, bmp, svg, gif e tif. Clique no botão “Salvar configurações”.

Referências

desktopnova.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)