Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


crebs

CreBS

CreBS é um aplicativo cuja função é simples e objetiva: transformar o plano de fundo da Área de trabalho do Gnome, em uma apresentação de slides. Assim, é possível mudar automaticamente o papel de parede do seu sistema operacional livre. A função é muito semelhante a que já existe nativamente no Windows 7 e no KDE 4x, em que você define um intervalo de tempo, seleciona as imagens e então o sistema se encarrega de realizar a troca periodicamente.

Sempre um plano de fundo diferente

A grande maioria dos usuários se preocupa com o aspecto visual do seu sistema, o que faz com que seja constante a busca por belos papéis de parede. Não é difícil encontrar usuários que sempre estão mudando a imagem que permanece no fundo de sua Área de trabalho, independente do sistema operacional utilizado.

No Linux Mint não é diferente e agora, com o CreBS, você tem a possibilidade de ter sempre um papel de parede diferente sem que tenha que acessar o menu de configuração de plano de fundo o tempo todo. Basta criar um grupo com as imagens que você deseja que sejam exibidas no desktop, selecionar o tempo de intervalo entre cada troca, dar um nome à apresentação de slides, salvar e pronto.

Depois disso, pode escolher a apresentação de slides como seu plano de fundo padrão nas preferências de papéis de parede do sistema. Um modo muito simples de manter seu computador sempre com um ar renovado, com belas imagens e figuras.

Instalação

No Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal):

  sudo add-apt-repository ppa:crebs/ppa
  sudo apt-get update && sudo apt-get install crebs

Depois de instalado, acesse o CreBS pelo caminho Sistema ⇒ Preferências ⇒ Criador de Slides para o Fundo da Tela.

Interface, Configuração e Recursos

Quando se abre o CreBS pela primeira vez, vê-se a aba “Padrões para a Imagem”. Nessa aba, clicando no “+”, adiciona-se as imagens que serão usadas. As imagens também podem ser adicionadas arrastando-as do Nautilus para o CreBS.

Nessa tela, em “Duração”, ajusta-se o tempo que as imagens ficarão na tela (em minutos - que é o padrão, mas também em horas ou em segundos). Em “Transição”, a duração da mudança de uma imagem para a outra. Em “Nome”, como sugere, nomeia-se a apresentação. Esse nome ficará disponível nas “Preferências de aparência”, acessível pelo MintMenu, em “Preferências” ou clicando-se com o direito sobre a área de trabalho e selecionando-se “Alterar plano de fundo”.

Quando uma figura é selecionada, automaticamente, o CreBS abre a aba “Imagem Selecionada”, onde se pode optar por usar o padrão de duração e transição escolhido na aba “Padrões para a Imagem” ou determinar os tempos individualmente.

Com imagens selecionadas, outros botões de comando são ativados, cada um com sua função. Basta repousar o cursor sobre o botão, para saber qual função ele executa.

Na aba “Apresentação”, em “Estilo”, determina-se como as imagens serão mostradas na tela e vê-se a duração total do show de slides.

Depois de tudo ajustado, aperta-se no botão à direita do campo “Nome”, para salvar e executar a apresentação.

Limitações

O CreBS, infelizmente, não cria apresentações individuais para cada área de trabalho. Também não vi como editar uma apresentação já criada, para adicionar, remover ou modificar algum item. Se quiser alterar, deve-se criar outra apresentação.

Referências

crebs.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)