Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


configurando_atalhos_no_gnome

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

configurando_atalhos_no_gnome [2012/04/14 02:54] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 +====== Configurando atalhos no Gnome ======
  
 +Uma forma de agilizarmos a abertura de programas ou de ter acesso a certos recursos do sistema é através do teclado a partir da combinação de algumas teclas, sendo usadas como atalhos. Com elas você "​economiza"​ vários cliques do mouse e isso é um recurso que anda se valorizando tanto que já existem muitos teclados com teclas extras para as funções mais utilizadas pelo usuário normal. As funções usadas são (tanto no Windows quanto no Linux):
 +
 +  * Abrir e fechar o navegador de internet e arquivos;
 +  * Programas de e-mail;
 +  * Abrir e fechar programas e janelas;
 +  * Abrir e controlar programas multimídias;​
 +  * Aumentar e diminuir o volume de som;
 +  * Alterar entre janelas abertas;
 +  * Desligar, abrir a Ajuda e Procurar;
 +
 +e mais um monte de possibilidades,​ apenas listei as ações mais usadas e que costumam estar presentes em teclados chamados multimídia com teclas individualizadas. Mas podemos complementar tais funções (ou adicioná-las indiretamente para teclados '​normais'​) usando o configurador de atalhos de teclado do sistema. Para tanto, basta ir no menu de aplicativos/​Sistema/​Preferências/​Atalhos de Teclado. Vai aparecer a janela abaixo:
 +
 +{{ http://​4.bp.blogspot.com/​_nWdW6JTHnnQ/​TUBX9jdY2hI/​AAAAAAAAANo/​6p4T0lSTlp4/​s1600/​atalho.jpg }}
 +
 +Para configurar as teclas, nada mais fácil, basta clicar na função desejada e logo depois apertar a combinação das teclas para a criação do atalho. No exemplo acima, foi configurado aumentar e diminuir o som do sistema usando as teclas Ctrl+Page_Up e Ctrl+Page_Down. Já há alguns atalhos pré-configurados usados pelo próprio sistema, como o Alt+Tab para alternar entre janelas, ou o Print ou Alt+Print para tirar uma foto da tela ou de uma janela ativa.
 +Sempre procure configurar os atalhos usando a combinação Alt ou Ctrl (ou os dois) mais a tecla desejada para não '​confundir'​ os programas que já usam determinados atalhos (como o Ctrl+C e Ctrl+V de Copiar/​Colar). Como sugestão, para chamar o navegador de internet padrão do sistema configure o seguinte (é apenas uma sugestão):
 +
 +  * Abrir o navegador de internet (launch web browser): alt+n
 +  * Abrir o cliente de e-mail: (launch email client): alt+e
 +  * Abrir o programa multimídia padrão: (launch media player): alt+m
 +  * Abrir a pasta de usuário: alt+h
 +
 +E por aí vai. Se você precisar usar um atalho para um programa personalizado - abrir o amsn, por exemplo, basta clicar em Adicionar e, na janela que aparecer, em **Nome** coloque o nome do atalho (no caso, Abrir o Amsn) e em **Comando** o comando que chama o programa (no caso, amsn), clique em **Aplicar** e ele vai aparecer na relação, depois é só clicar no item criado e colocar e escolher a combinação de teclas que vai chamar o programa. Para desabilitar o atalho, basta clicar no item e deixar o item **Atalho** em branco.
 +
 +Isso que foi mostrado é para ser usado em teclados que não possuem teclas de atalho para navegação web e multimídia. Se você tiver um desses teclados chamados multimídia,​ vc pode configurar os atalhos diretamente nessas teclas especiais, facilitando muito a abertura de programas multimídia e de internet. A configuração é a mesma, basta abrir o Atalhos do Teclado, selecionar a função desejada e apertar o botão correspondente.
 +
 +Por exemplo, se o teclado tiver a tecla Home, basta procurar na listagem de ações por Pasta de Usuário, selecionar o item e apertar então a tecla correspondente ao Home; o mesmo deve ser feito para as eventuais teclas de E-mail, Navegador Web, Abrir Player de Multimídia e por aí vai.
 +
 +===== Referências =====
 +  * [[http://​sidserra.blogspot.com/​2011/​01/​configurando-atalhos-no-gnome.html|Sidserra.blogspot.com]]
configurando_atalhos_no_gnome.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)