Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed
cinnamon
Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed
Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed
Writing /var/www/html/linuxmint.com.br/wiki/data/cache/cache_stats.txt failed

Cinnamon (interface de usuário)

Cinnamon é uma interface de usuário derivada (em inglês: forked) do GNOME desenvolvida pelo Linux Mint.

Como o fator distintivo do Linux Mint, o Cinnamon recebeu uma cobertura favorável da imprensa, em particular por sua facilidade de uso e curva de aprendizagem suave. Com relação ao seu modelo de design, o Cinnamon é semelhante aos ambientes de desktop: GNOME 2, GNOME Flashback, MATE e Xfce.

É a interface padrão do Linux Mint, mas também está disponível em outras distribuições GNU/Linux, como Fedora, Manjaro Linux, Debian, openSUSE, Sabayon Linux, Ubuntu entre outras.

História

Como vários outros ambientes de desktop baseados no GNOME, incluindo o Unity da Canonical, o Cinnamon foi um produto da insatisfação com o abandono de uma experiência de desktop tradicional em abril de 2011. Até então, o GNOME tinha incluído a metáfora tradicional do desktop, mas o GNOME 3 foi substituído pelo GNOME Shell, uma metáfora abstrata severamente reduzida que não possuía um painel tipo barra de tarefas e outros recursos básicos de um desktop convencional. A eliminação desses recursos elementares era inaceitável para os desenvolvedores de distribuições como o Linux Mint e o Ubuntu, que são focados em usuários que desejam interfaces com as quais ficariam imediatamente confortáveis.

Para superar essas diferenças, a equipe do Linux Mint começou a desenvolver extensões para o Shell do GNOME para substituir os recursos abandonados. Os resultados desse esforço foram as “Mint GNOME Shell Extensions” (MGSE). Enquanto isso, o ambiente de desktop MATE também foi bifurcado do GNOME 2. O Linux Mint 12, lançado em novembro de 2011, incluiu os dois, dando aos usuários a escolha do GNOME 3-com-MGSE ou de um desktop GNOME 2 tradicional.

No entanto, mesmo com o MGSE, o GNOME 3 ainda estava perdendo os confortos do GNOME 2 e não foi bem recebido pela comunidade de usuários. Na época, alguns dos recursos ausentes não podiam ser substituídos por extensões, e parecia que as extensões não seriam viáveis a longo prazo. Além disso, os desenvolvedores do GNOME não eram receptivos às necessidades dos desenvolvedores do Mint. Para dar aos desenvolvedores do Mint um controle melhor sobre o processo de desenvolvimento, o GNOME Shell foi bifurcado como 'Projeto Cinnamon' em janeiro de 2012.

Gradualmente, vários aplicativos principais foram adaptados pelos desenvolvedores do Mint. Começando com a versão 1.2, lançada em janeiro de 2012, o gerenciador de janelas do Cinnamon é o Muffin, que originalmente era uma bifurcação do Mutter do GNOME 3.[4]Da mesma forma, desde setembro de 2012 (versão 1.6 em diante), o Cinnamon inclui o gerenciador de arquivos Nemo que foi bifurcado do Nautilus. O Cinnamon-Control-Center, incluído desde maio de 2013 (versão 1.8 em diante), combina a funcionalidade do GNOME-Control-Center com o Cinnamon-Settings e permite gerenciar e atualizar applets, extensões, desklets e temas através do Centro de Controle. O Gnome-Screensaver também foi bifurcado e agora é chamado de Cinnamon-Screensaver.

Desde outubro de 2013 (versão 2.0 em diante), o Cinnamon não é mais um frontend em cima da área de trabalho do GNOME, como o Unity ou o GNOME Shell, mas um ambiente de desktop separado por si só. Embora o Cinnamon ainda seja baseado nas tecnologias do GNOME e use o GTK+, ele não precisa mais instalar o próprio GNOME.

Características

Muito parecida em funcionalidade com a interface dos Windows XP, 2000, Vista e 7, é tida por muitos como a melhor opção para os novos usuários que deles tenham migrado. É uma interface que pode ser amplamente personalizada pois conta com temas, extensões, widgets e aplicativos que podem ser instalados de acordo com a necessidade e preferência dos usuários.

cinnamon.txt · Última modificação: 2020/05/11 03:54 (edição externa)