Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cinnamon

Introdução ao desktop Cinnamon

Este tutorial guiará o leitor através do desktop Cinnamon, o novo ambiente gráfico a ser utilizado no Linux Mint 13. O Cinnamon foca na manutenção de funcionalidades e design clássicos, surgindo como uma excelente alternativa ao Gnome 3 e Unity.

<note important>Não há qualquer garantia de que esse procedimento vá funcionar com você, portanto utilize-o por sua conta e risco!</note>

Instalando o Cinnamon no Linux Mint 12

O Cinnamon já foi incluído nos repositórios do Linux Mint 12 (Lisa). Antes de instalá-lo, porém, é necessário atualizar sua lista de pacotes. Para fazê-lo, abra o terminal e digite:

  sudo apt-get update

Após realizar este procedimento você estará apto a instalar o desktop. Ainda no terminal tecle:

  sudo apt-get install cinnamon

O Cinnamon será, então, baixado e instalado. Para acessá-lo saia da sessão atual e clique no ícone da ferramenta, na tela de login, e selecione Cinnamon:


Utilizando o Cinnamon

A ferramenta de navegação principal do Cinnamon é o clássico painel de sistema, localizado, por padrão, na parte de baixo da tela. Ele contém o botão de menu prinicipal, o ícone para mostrar a área de trabalho, atalhos, os programas que estão atualmente abertos e os widgets no lado direito. Acima dos submenus está a conhecida barra de pesquisa.

Para abrir um programa, clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele. Se você clicar com o botão direito do mouse será aberto um pequeno submenu, onde você encontrará a opção de fixar o aplicativo no painel, na área de trabalho ou no menu de favoritos, à esquerda. Na versão 1.2 há um bug, o qual permite que seja adicionada uma grande quantidade de programas ao menu de favoritos. Eventualmente isso fará com que o menu cresça, saindo do campo de visão da tela, logo se certifique de não adicionar muitos deles.

No Cinnamon você também encontrará o Cinnamon Setttings. Nele você poderá mudar o formato do calendário, adicionar diferentes temas, efeitos e applets, modificar a orientação do painel (por enquanto limitado apenas a base e topo da tela, ou a ambos simultaneamente) ou instalar extensões adicionais:

Como no Gnome 3, você pode colocar a seta do mouse no canto superior esquerdo para obter uma visão organizada de todas as janelas abertas. Porém, essa opção fará desaparecer todos os outros itens de controle. Além disso não há um substituto do painel de controle, como no Gnome 3.


Informações adicionais

Autor: Christian Schmalfeld Última edição: 17/02/2012

Referências

cinnamon.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)