Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


audacious2

Tabela de conteúdos

Audacious 2

O Audacious 2 é um player de música completo desenvolvido para Ubuntu, com funções semelhantes à de nomes populares como o Winamp e o iTunes. Além de permitir a reprodução de arquivos localizados no computador e discos de música, o programa permite ao usuário escutar rádios online através de streaming.

O software tem como enfoque principal as funções básicas que todo player de música deve ter para ser funcional, o que significa que você não vai encontrar aqui funções como reprodução de vídeo ou compra de músicas online, comuns em outros programas mais pesados. Por optar somente pelas funções básicas, o Audacious tem como mérito a rapidez com que realiza tarefas e o fato de consumir pouquíssimos recursos do computador.

A interface é facilmente reconhecível para quem está acostumado a utilizar programas do tipo: ao abrir o programa pela primeira vez, serão exibidos somente opções básicas, como abrir arquivos ou pastas, iniciar ou pausar a reprodução ou modificar a faixa reproduzida. É possível optar pela exibição de um equalizador e uma prática lista de reprodução que permite adicionar ou remover arquivos facilmente, o que permite ao usuário ter controle completo sobre tudo o que ouve.

Além de reproduzir perfeitamente discos de música presentes no drive de leitura do computador, o Audacious possui suporte às extensões de áudio mais difundidas atualmente. Os formatos compatíveis são MP3, Ogg Vorbis, AAC e AAC+, FLAC, WMA, Musepack e TTA. Com isso, dificilmente o player será incapaz de reproduzir alguma música que você tenha no computador ou em algum dispositivo portátil.

Quem deseja um pouco mais de personalização tem diversas opções para deixar o Audacious com o comportamento mais compatível com seu gosto pessoal. As configurações do programa permitem que você altere aspectos como o plugin de saída de áudio, optar pela reprodução automática de um arquivo quando o software é iniciado e até mesmo converter a taxa de amostragem dos arquivos adicionados, o que permite obter uma maior qualidade de áudio.

O player ainda disponibiliza uma série de skins diferentes para quem deseja dar uma cara diferente ao programa. Uma opção interessante permite que você utilize skins aleatórias que mudam toda vez que você fecha o software, o que permite fugir um pouco da mesmice e sempre ter uma cara diferente para o programa a cada execução. Usuários do Last.fm vão ficar contentes em saber que o programa possui suporte ao site e permite o registro de todas as faixas executadas, além do acesso às rádios online criadas.

Instalação

No terminal:

 sudo sh -c "echo 'deb http://getdeb.masio.com.mx/ jaunty/' >> /etc/apt/sources.list"

Lembre-se de atualizar o “jaunty” para sua distribuição“

 sudo apt-get update && sudo apt-get install audacious audacious-plugins-extra audacious-plugins

Screenshots

audacious2.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)