Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


atraci

Atraci

Atraci é um novo leitor de música de código aberto, que usa o YouTube como fonte. O aplicativo suporta a criação de listas de reprodução e vem com algumas características básicas, como repetição, shuffle e assim por diante.

O aplicativo, disponível para Linux, Windows e Mac, usa uma interface um pouco semelhante ao Popcorn Time (construído usando Node.js) e permite que você escute de imediato e gratuitamente mais de 60 milhões de músicas (muito mais do que o iTunes, que comporta 26 milhões), sem necessidade de registro ou assinatura e sem exibir anúncios.

<note>“Acreditamos que ouvir música deve ser sempre livre e disponível a todos(…) Acreditamos também que o software útil e de código aberto, simplesmente, não pode morrer.”

Equipe Atraci </note>

A aplicação é muito “jovem”1), por isso, há muitas coisas que podem ser melhoradas ou adicionadas. Há uma lista de bugs relatados, que inclui alguns pedidos de funcionalidades interessantes, como um sistema de recomendação, apoio a letras, uma opção para obter a URL da música corrente, suporte a proxy e muito mais.

Recursos

  • Possibilidade de reproduzir mais de 60 milhões de faixas/vídeos;
  • Top faixas e apresentação do artista;
  • Suporte a listas de reprodução com opções de reprodução aleatória e repetição
  • Função “autocomplete” na busca por faixa;
  • 2 visualizações, que suportam a classificação por faixa ou artista;
  • Histórico das trilhas reproduzidas recentemente.


Como instalar

O Atraci não está presente na lista nativa de aplicativos do Linux Mint. Por isso, sua instalação deve ser realizada “manualmente”. Abaixo, seguem três métodos para se conseguir sua instalação.

Método 1: Adicionando um novo repositório

Este método é exclusivo para Linux Mint, Ubuntu e seus derivados e consiste em adicionar o PPA do WebUpd8. <note warning>A instalação deste aplicativo implica na adição de um novo repositório. Isso, às vezes, provoca instabilidade ou comportamentos estranhos do sistema. Faça-o por sua conta e risco</note>

Para adicionar o PPA e instalar o aplicativo, use os seguintes comandos2):

  sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/atraci 
  sudo apt-get update 
  sudo apt-get install atraci

Pronto. Para curtir suas músicas favoritas, basta agora abrir o Atraci pelo menu principal. O apicativo também pode ser executado pelo terminal ou pelo “Executar programas” (Alt+F2), com o comando: atraci. <note>O aplicativo usa Node.js. O Launchpad não suporta a construção de tais pacotes, de modo que o PPA instala o último binário Atraci do GitHub.</note>

Método 2: Usando um "executável"

Este método é recomendado para outras distribuições Linux (Mas também pode ser usado para o Linux Mint, no caso de não se querer usar o PPA acima) ou Mac OS X.

Baixe o “Atraci” daqui ou daqui para sistemas de 64bits e daqui para sistemas de 32bits. <note>As instruções que se seguem são relativas à instalação em ambiente Cinnamon, usando o Nemo como gerenciador de arquivos. Para outros ambientes e gerenciadores de arquivos, faça as devidas adequações</note> Faça a descompactação do arquivo baixado3) e, em seguida, abra a pasta descompactada como “root”, clicando com o direito do mouse e selecionando “Abrir como Root”. Clique sobre o executável “Atraci” e, na popup, selecione “Tornar executável e executar”. Feche a janela “root” do gerenciador de arquivo. Dentro da pasta “Atraci”, como usuário comum, clique com o direito do mouse sobre o executável e selecione “Criar link”. Sobre o link, também com o direito do mouse, selecione “Mover para” “Área de trabalho”. Pronto. Agora, para ativar o Atraci, é só clicar no link na área de trabalho.

Outra forma (em alguns casos, possível) de executar o Atraci por este método de instalação é o seguinte: clique com o direito do mouse no arquivo, selecione “Propriedades” e, na guia “Permissões”, ative “Permitir execução do arquivo como programa”. Em seguida, dê um duplo clique ou clique único (se assim estiver o sistema configurado) nele.

Método 3: Usando linha de comando

Abra o terminal e use os seguintes comandos:

  sudo apt-get install libudev*

Para sistemas 32bits:

  sudo ln -s /lib/i386-linux-gnu/libudev.so.1 /lib/i386-linux-gnu/libudev.so.0
  wget https://s3.amazonaws.com/Atraci/linux32/Atraci.tgz

Para sistemas 64bits:

  sudo ln -s /lib/x86_64-linux-gnu/libudev.so.1 /lib/x86_64-linux-gnu/libudev.so.0
  wget https://s3.amazonaws.com/Atraci/linux64/Atraci.tgz

Para extrair o arquivo:

  sudo tar -zxvf Atraci.tgz -C /opt/

Para dar permissão:

  sudo chmod +x /opt/Atraci/Atraci

Para criar um lançador:

  sudo gedit /usr/share/applications/atraci.desktop

Copie o conteúdo abaixo, cole no arquivo e salve-o.

  [Desktop Entry]
  Version=1.0
  Type=Application
  Terminal=false
  Name=Atraci
  Exec=/opt/Atraci/Atraci
  Icon=""
  Comment=leitor de música
  Categories=Application;Network

Para executar, digite no terminal:

  /opt/Atraci/Atraci

Ou ainda, no “Executar programas” (Alt+F2), digite o comando “atraci” ou “Atraci” (sem as aspas).

Instalação no Windows

Para instalar o Atraci no “Janelas”, clique aqui, baixe o “executável” e instale-o do jeito habitual.

Como funciona

O Atraci tem uma interface bem simples e intuitiva. Use o campo de pesquisa para buscar suas músicas ou seus artistas favoritos. Para criar listas de reprodução, clique em “+New Playlist”. Para adicionar músicas à lista, clique com direito sobre a imagem da faixa e selecione a opção de adição.

Ao pesquisar, o Atraci usa iTunes, Last.fm e SoundCloud para exibir os resultados de canções, que incluem a capa do álbum, o título da canção e o artista. Para a reprodução, o aplicativo usa o YouTube para transmitir vídeos, que são exibidos durante a execução das músicas.

O Atraci suporta a reprodução de vídeos. No entanto, porque ele foi criado para ser usado como um leitor de música, não possui alguns recursos quando se trata de vídeos: não se pode selecionar a qualidade do vídeo e nem se pode reproduzir vídeos em tela cheia (mas se pode maximizar a janela do player)


Referências

1) nesta data, tem um pouco mais que um mês de existência
2) Abra o terminal e digite, linha a linha, cada comando, seguido de “enter”, informando sua senha de administrador, quando pedido
3) Com botão direito do mouse, clique no arquivo e escolha “Extrair aqui” ou algo do tipo
atraci.txt · Última modificação: 2014/08/04 09:24 por 158