Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


apt-fast

Essa é uma revisão anterior do documento!


Apt-Fast

O Apt-Fast nada mais é do que um script que acelera a velocidade dos processos do APT (apt-get), utilizando o acelerador de downloads Axel. Segundo o autor do script, o processo para baixar programas via Apt-Fast pode ser acelerado em mais que 10 vezes (as informações divergem quanto a isso). Faz o mesmo que o apt-get, com os mesmos comandos, porém com “apt-fast” em seu lugar.

A autoria desse script é de Matt Parnell, mas Jakson de Oliveira Lima o teria aperfeiçoado, dando a ele uma pré-visualização dos pacotes que serão instalados/removidos, bem como a opção de cancelar antes de baixar qualquer coisa. Segundo Jackson, acerca do script original: “De fato, ele acelera muito, mas era muito imperfeito, não dava para ver as alterações do sistema e baixava os pacotes antes mesmo do usuário confirmar a ação. (…) Agora ele está mais 'aportuguesado' e pronto para ser usado”. Em sua dica, postada no Viva o Linux (http://www.vivaolinux.com.br/script/Aptfast-melhorado), há como baixar o script “melhorado”.

Instalação

Há três métodos para instalar o Apt-Fast no Mint:

Método 1 - Recomendado para Ubuntu/Mint e derivados

No terminal, digite, linha-a-linha:

  sudo add-apt-repository ppa:tldm217/tahutek.net
  sudo apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys AA71CF6C
  sudo apt-get update
  sudo apt-get install apt-fast

Método 2 - Para qualquer distro Debian-like

No terminal, digite:

  sudo gedit /etc/apt/sources.list

Adicione uma das entradas abaixo na sources.list, conforme a versão¹ de seu sistema:

  deb http://ppa.launchpad.net/tldm217/tahutek.net/ubuntu karmic main
  deb http://ppa.launchpad.net/tldm217/tahutek.net/ubuntu lucid main
  deb http://ppa.launchpad.net/tldm217/tahutek.net/ubuntu maverick main

Instale a chave GPG, atualize as listas e instale o programa:

  sudo apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys AA71CF6C
  sudo apt-get update
  sudo apt-get install apt-fast

¹ Na equivalência, Ubuntu Karmic corresponde ao Mint Helena, Ubuntu Lucid corresponde ao Mint Isadora e Ubuntu Maverick corresponde ao Mint Julia.

Método 3 - Na força bruta!

Acesse esta página, escolha sua versão do sistema e faça o download do pacote DEB. Após, o download, encontre o pacote baixado e dê duplo-clique para instalar pelo Gdebi, clicando em “Instalar pacote”. Se o Gdebi não estiver habilitado, clique com o direito sobre o pacote .deb e, em “Propriedades”, na aba “Abrir com”, marque o “Gdebi”.

Utilização

Para utilizar o Apt-Fast, basta substituir a expressão “apt-get” por “apt-fast”, nos comandos de instalação, atualização e etc., via terminal.

Exemplo: Antes:

  sudo apt-get install iceweasel
  sudo apt-get upgrade
  sudo apt-get dist-upgrade

Depois:

  sudo apt-fast install iceweasel
  sudo apt-fast upgrade
  sudo apt-fast dist-upgrade

Screenshots

img.vivaolinux.com.br_imagens_dicas_comunidade_thumb_apt-fast.jpeg

Gerenciadores de download para o Apt-Fast

Este acelerador para o APT usa por padrão o Axel para acelerar seus processos. Mas que tal usar o seu gerenciador favorito?

Axel - O padrão

  sudo apt-get -y --print-uris [email protected] | egrep -o -e "(ht|f)tp://[^\']+" > apt-fast.list && cat apt-fast.list | xargs -l1 axel -n 5 --verbose -a

Wget - Não divide os downloads, mas pode ser tão rápido ou mais que o próprio axel

  sudo apt-get -y --print-uris [email protected] | egrep -o -e "(ht|f)tp://[^\']+" > apt-fast.list && cat apt-fast.list | xargs -l1 wget -c -t 0 --progress=dot --wait=5 --waitretry=5 --retry-connrefused --no-http-keep-alive --max- redirect=40
  sudo apt-get -y --print-uris [email protected] | egrep -o -e "(ht|f)tp://[^\']+" > apt-fast.list && cat apt-fast.list | xargs -l1 aria2c -j 5 -x 5 -m 0 --enable-http-keep-alive=true --enable-http-pipelining=true --human-readable=true

Curl - Idem ao Wget

  sudo apt-get -y --print-uris [email protected] | egrep -o -e "(ht|f)tp://[^\']+" > apt-fast.list && cat apt-fast.list | xargs -l1 curl --compressed -# -O

Caso queiram testar qualquer uma destas configurações, comentem a linha referente ao axel e adicione a que desejar sem o comentário “#” na frente.

Para instalar Wget, Aria2 e Curl

  sudo apt-get install wget aria2 curl

Vocês podem ainda remover ou adicionar mais opções a qualquer um destes, consultando suas respectivas manpages. No caso do Curl, se for removida a última opção “-O”, este definitivamente não funciona. Todos os outros, inclusive o Axel, funcionam sem opção nenhuma.

Referências

apt-fast.1311623921.txt.gz · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)