Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


angry_animals

Angry Animals

ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_04_angrybirdsm.jpg

Angry Animals é um clone do famoso jogo para portáteis Angry Birds1), mas tem a grande vantagem de ser livre. Como o Angry Birds é um jogo proprietário, não livre, então Vladyslav Kulyk e Andrey Pomazan resolveram criar esta versão extremamente semelhante. Assim, qualquer um poderá jogar este quebra-cabeças extraordinariamente viciante de uma forma livre.

Instalação

Este jogo, na verdade, não foi escrito para ser utilizado em distros Linux. Este jogo foi escrito em Flash e estava disponível originalmente no site FunnyGames. O que aconteceu foi simplesmente um empacotamento do jogo, de forma a ser possível jogá-lo sem precisar de utilizar nem a Internet nem um browser.

Existem duas formas de instalação do jogo: uma, é através do terminal e a outra, por meio de janelas.

Instalação via terminal

O modo de instalação via terminal é extremamente simples e basta abrir o terminal e ir copiando o que é referido neste artigo. Assim, comece por abrir o terminal e, caso deseje, navegue para uma pasta onde vai guardar o jogo, usando o comando “cd”, seguido do endereço da pasta escolhida. Exemplo:

 cd /home/marcelo/Aplicativos/Jogos

Depois, copie o comando seguinte, que, basicamente, fará download do jogo para a pasta onde você se encontra (caso não tenha mudado de pasta, quando abre terminal você encontra-se na Pasta Pessoal):

 wget http://sourceforge.net/projects/linuxfreedomfor/files/Mix/angryanimals.tar.gz

Caso tenha o Axel instalado, use assim:

 axel http://sourceforge.net/projects/linuxfreedomfor/files/Mix/angryanimals.tar.gz

Quando o processo de transferência concluir, deverá copiar o comando seguinte para descompactar o arquivo baixado:

  tar zxvf angryanimals.tar.gz

Se quiser eliminar o arquivo logo em seguida à descompactação, use:

  tar zxvf angryanimals.tar.gz && rm angryanimals.tar.gz

Na prática, neste momento, o jogo já está instalado. Assim, sempre que quiser jogar deverá fazer o seguinte: pelo terminal, com o comando “cd”, entrar na pasta onde está o aplicativo e executar o comando para rodar o jogo. Exemplo:

  cd /home/marcelo/Aplicativos/Jogos/angryanimals && ./flashplayer angryanimals.swf

Nota: Substitua o caminho “/home/marcelo/Aplicativos/Jogos” pelo caminho onde você colocou a pasta “angryanimals”.

Instalação via ambiente gráfico

Comece, fazendo o download do jogo, clicando aqui.

Depois de transferido o arquivo, navegue até a pasta onde ele se encontra, clique com o botão direito do mouse em cima dele e escolha a opção “Extrair aqui”. Será criada uma pasta que tem o jogo. Ou seja, neste ponto, o jogo já está instalado. Assim, para jogar, basta entrar na pasta e dar duplo clique no arquivo “flashplayer” para abrir o reprodutor de aplicações Flash. Quando o reprodutor estiver aberto, navegue pelo menu Arquivo ⇒ Abrir e selecione o arquivo “angryanimals.swf”, que se encontra na mesma pasta. O jogo será iniciado imediatamente.

Crie um atalho para o Angry Animals!

Como já deve ter reparado, tanto um procedimento como outro levam a um arranque do jogo um pouco difícil, ou, melhor, não tão simples quanto selecionar o jogo num menu e arrancar com o jogo.

Sendo assim, é recomendável que crie um atalho para iniciar o jogo. Infelizmente, neste caso, a criação do atalho também não é o mais simples que há, por isso recomenda-se alguma atenção ao que é referido a seguir. Para criar um atalho no menu, recomenda-se, para saber como funciona o procedimento, que, antes de mais nada, seja lido este artigo: Como adicionar um atalho ao Menu do Ubuntu.

Tendo em conta esse procedimento, deverá preencher os três campos da criação dos atalhos da seguinte maneira: ⇒ Tipo: Como é um executável, então é do tipo “Aplicação”. ⇒ Nome: Neste campo deverá pôr o nome do jogo, ou seja, “Angry Animals”. ⇒ Comando: Neste campo, escreva (ou cole, para não correr riscos de errar) o comando abaixo2):

  /home/marcelo/Aplicativos/Jogos/angryanimals/flashplayer /home/marcelo/Aplicativos/Jogos/angryanimals/angryanimals.swf

Comentário: Este campo é meramente informativo, poderá escrever o seguinte: “Clone do Angry Birds”. ⇒ Ícone: Neste campo, você pode definir o ícone do jogo. Para tanto clique no botão à direita da janela de criação do atalho e adicione um ícone ao seu gosto. Como sugestão, pode-se escolher um dos dois ícones abaixo. Para baixar, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone escolhido e selecione “Salvar imagem como…”.

Preenchidos todos os campos, clique em “OK”. Agora, é só clicar no lançador (atalho), que está no MintMenu, para carregar o jogo.

Todo este procedimento instalará o Angry Animals em seu perfil de usuário. Caso, em seu sistema, haja mais de um usuário e você queira compartilhar o jogo, abra o Nautilus como administrador3) e transfira a pasta “angryanimals” para o diretório “/usr/games”. Depois, no diretório “/usr/share/applications”, crie um atalho, preenchendo os campo como anteriormente explicado, sendo que, no campo “Comando”, deve ser usado o seguinte:

  /usr/games/angryanimals/flashplayer /usr/games/angryanimals/angryanimals.swf

A dica para criar um atalho na pasta “applications” com este procedimento, é copiar um atalho já existente, clicar com o direito do mouse sobre a cópia e, em “Propriedades”, substituir os dados dos campos pelo devidos dados do Angry Animals.

Como jogar

O contexto do Angry Animals, muito à semelhança do Angry Birds, é muito simples e passa por utilizar um estilingue controlado pelo mouse, que lança animais contra uns alienígenas, que invadiram a Terra. Basta, com o botão esquerdo do mouse pressionado sobre o estilingue, esticar, escolher o ângulo e soltar. O objetivo é destruir as estruturas em que esses “estrangeiros” se encontram e, claro, derrotá-los.

Screenshots

ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_04_angry-animals-ubuntu.jpg ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_04_2angry-birds-animals.jpg
ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_04_5.jpg ubuntued.info_wp-content_uploads_2011_04_angry_animals.jpg

Referências

1) Para os que não sabem que jogo é o Angry Birds, ele simplesmente foi considerado um dos melhores jogos de 2010. Foi baixado cerca de 50 milhões de vezes, sendo caracterizado como um jogo tradicional, mas moderno. Material referente ao Angry Birds, como wallpaper e ícones, poder ser baixados deste site.
2) Nota: Substitua o caminho “/home/marcelo/Aplicativos/Jogos” pelo caminho onde você colocou a pasta “angryanimals”.
3) Pelo terminal, use o comando: sudo nautilus. Pelo “Executar aplicativo…” (Alt+F2), use: gksu nautilus.
angry_animals.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)