Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


amarok

Amarok

Amarok é um programa de computador voltado à organização e reprodução de áudio para o ambiente desktop KDE, compatível com sistemas operacionais Unix tais como o Linux e o FreeBSD. Haverá uma versão compatível com o Microsoft Windows em sua próxima iteração. Embora possa operar como os programas tradicionais, com pastas e listas de reprodução, o Amarok utiliza o conceito de etiquetas (ou tags), popularizado pelo programa de correio eletrônico GMail e pelo sistema de busca Spotlight, do Mac OS X.

Não é à toa que é considerado há dois anos consecutivos como o melhor software livre na categoria “Aplicação Multimídia Áudio”. Imbatível, o Amarok além de reproduzir suas músicas como um Player de áudio comum, ainda busca informações extras da faixa que está sendo reproduzida.

Enriqueça seus conhecimentos musicais

Imagine-se ouvindo uma música em seu computador e ter o conforto de, apenas com um trocar de abas, descobrir qual o nome da banda, em qual álbum a música foi lançada, ver fotos do álbum e muito mais. Um link para a Wikipédia é automaticamente aberta com informações sobre o artista/banda com opções de diversos idiomas. Você pode, inclusive, visualizar a letra da música que está sendo automaticamente reproduzida e cantar juntamente com seu artista favorito!

Layout diferenciado

Com um slogan imponente, Amarok - Rediscover Your Music (Redescubra Sua Música) também é muito agradável aos olhos. Possui uma interface gráfica forte e de muito bom gosto, Amarok vem integrado na instalação padrão do KDE e pode ser facilmente instalado no Gnome ou em outro ambiente desktop.

www.baixaki.com.br_imagens_50536_56582.jpg

Reproduza múltiplos formatos

Capaz de reproduzir músicas nos formatos FLAC, Ogg, MP3, AAC, WAV, WMA e Musepack, o Amarok fornece, além das informações já anteriormente citadas, o reconhecimento automático de novas mídias ou discos removíveis em seu computador.

Praticidade em primeiro lugar

Sua integração ao K3b (gravação de CDs) facilita a gravação de listas de reprodução. E, por falar em listas, o Amarok é capaz de criar listas convencionais e ainda reproduzir de maneira inteligente suas músicas. Você pode criar listas com as faixas mais reproduzidas, as mais novas, as menos reproduzidas ou com as suas músicas favoritas.

Criação de listas de reprodução com drag and drop (arrastar), equalizador de 10 bandas, estatísticas de execução de músicas, crossfade, suporte a Podcast, suporte a OSD, reprodução de MP3 streams de sites como o Last.FM, suporte a banco de dados SQL para agilizar a busca de arquivos na coleção. Tudo isso traduzido para mais de 35 idiomas.

Finalmente, Amarok usa o protocolo DCOP mediante o qual você poderá baixar e usar scripts e adicionar novas funcionalidades ao reprodutor para atender ainda mais as suas preferências deixar de lado de uma vez por todas os outros players de áudio.

Problemas com codecs

Se você instalar o Amarok e ele não tocar músicas, provavelmente é por falta de codecs. Tente baixar o pacote “libxine-extracodecs”. Para os usuários que possuem o APT, o seguinte comando pode ser utilizado em um terminal:

 sudo apt-get install libxine-extracodecs

Instalação

No terminal:

 
 sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
 sudo apt-get update
 sudo apt-get install amarok

Imagens

amarok.txt · Última modificação: 2012/04/14 02:54 (edição externa)