Linux Mint 22 “Wilma”
Linux Mint 22 é uma versão de suporte de longo prazo, que será suportada até 2029. Ele vem com software atualizado e traz refinamentos e muitos novos recursos para tornar sua experiência de desktop mais confortável. Oferecido apenas em 64-bit, está disponível em diferentes edições. Escolha uma abaixo.
Dúvidas sobre como instalar? Consulte o Guia Online de Instalação.
Elegante, moderno, inovador
Edição Cinnamon
A edição mais popular do Linux Mint é a Cinnamon. O Cinnamon foi desenvolvido principalmente para e pelo Linux Mint. É elegante, bonito e cheio de novos recursos.
Estável, robusto, tradicional
Edição MATE
O Linux Mint também está envolvido no desenvolvimento do MATE, a continuação do GNOME 2, seu desktop padrão entre 2006 e 2011. Embora perca algumas características e seu desenvolvimento seja mais lento do que o do Cinnamon, o MATE é executado mais rápido, usa menos recursos e é mais estável.
Leve, simples, eficiente
Edição Xfce
O Xfce é um ambiente que não suporta tantos recursos quanto o Cinnamon ou o MATE, mas é extremamente estável e muito leve, sendo uma ótima alternativa para uso em equipamentos mais modestos ou antigos.
Suporte para o hardware mais moderno
Edição Cinnamon “EDGE”
Uma imagem ISO “EDGE” para o Linux Mint 21.2 “Victoria” também está disponível para a edição Cinnamon. Esta imagem vem com um kernel mais recente para ser capaz de suportar os chipsets de hardware mais recentes. Se você não conseguir inicializar as edições regulares, recomendamos que você tente o ISO “EDGE”.
LMDE 6 “Faye”
LMDE é um projeto Linux Mint que significa “Linux Mint Debian Edition”. Seu objetivo é garantir que o Linux Mint possa continuar a oferecer a mesma experiência de uso, caso o Ubuntu desapareça um dia. Seu desenvolvimento permite aos desenvolvedores avaliar o quanto de trabalho estaria envolvido em tal evento, assegurando que o software que desenvolvem seja compatível fora do Ubuntu. O LMDE é ambientado somente no Cinnamon, mas, diferentemente do Linux Mint baseado no Ubuntu, está disponível também em 32bit.
Uma alternativa ao Ubuntu
Edição Debian
O LMDE pretende ser o mais semelhante possível ao Linux Mint, mas sem usar o Ubuntu. A base do pacote é fornecida pelo Debian. É mais recomendado para usuários um pouco mais experientes.
Como atualizar para o Linux Mint 22
Os desenvolvedores do Linux Mint elaboraram um procedimento para atualização do Linux Mint 21.3 “Virginia” para o Linux Mint 22 “Wilma”.
Da Virginia à Wilma
Atualização
É possível atualizar o Linux Mint 21.3 “Virginia” para o Linux Mint 22 “Wilma” através deste procedimento. Entenda que tal atualização envolve riscos e, portanto, realizar um backup é essencial. Siga com extrema atenção as orientações dadas.
* Todos os guias estão em “Português do Brasil” e são fruto de um trabalho encabeçado por Wellington Oliveira. Nosso reconhecimento.