Subtitle Edit: Aprenda como usar no Linux

editado 24 de abril em Dicas e Truques
Subtitle Edit é um aplicativo de código aberto e livre que permite trabalhar com legendas. Com ele é possível:
- adicionar legendas
- editar legendas
- traduzir legendas
- sincronizar legendas
- transpor legendas

Sua interface é muito prática pois permite você visualizar a legenda de um lado, ver o vídeo do outro e ainda ter um visualizador de formas de onda do áudio que está saindo, permitindo inclusive que você sincronize a posição da faixa de legendas com a posição do áudio.

Nos vídeos abaixo temos a configuração e uso básico do programa para inserir legenda do zero e também como sincronizar a legenda.








Claro que eles estão usando em Windows. Pretendo quem sabe fazer um tutorial para Linux e ficar famoso no iultubi :D
Se quiser ir direto para a configuração vá para a divisória ------------
Depois de algum tempo procurando, encontrei uma forma de usar o Subtitle Edit no Linux. O maior problema era que mesmo o desenvolvedor Nikolaj Lynge Olsson ter disponibilizado os códigos fontes, estes são em C# e obviamente usou uma suite em Windows e neste caso, a plataforma .NET (Microsoft Visual Studio - MVS). Como não sei patavinas de programação, vamos ficar na implementação. É possível rodar um aplicativo originalmente desenvolvido pelo para MVS Windows no Linux. Como o conceito é máquina virtual de execução, foi desenvolvido pela comunidade uma máquina Linux que rodasse estes programas .NET/C#. Esta plataforma se chama mono. Sendo assim programas feitos em .NET/C# poderiam ser executados, com certas limitações ou não dependendo da complexidade do mesmo. Ou seja, apesar do programa ser fornecido como se fosse um portable (portátil) ele vai funcionar graças a este mono.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Então mãos a obra:

A primeira coisa que você deve fazer é instalar o pacote COMPLETO do mono. Digo isso porque estava apanhando aqui pois tentava executar o programa Subtitle Edit e retornava mensagens de erro e no synaptic dizia que eu tinha o mono instalado, No forum que peguei como referência dizia que tinha que ser instalado o mono completo. Fiz isso e voilá, o Subtitle Edit funcionou.

Instalando o mono completo:
sudo apt-get install mono-complete

Vai demorar um pouco pois são mais de 100MB de coisas.

Feito isso, baixe o Subtitle Edit 3.59 (que é a atual versão)
link: https://github.com/SubtitleEdit/subtitleedit/releases/download/3.5.9/SE359.zip

Descompacte na pasta de sua preferência com o método que mais lhe agrade. Não se preocupe pois o programa tem uma pasta própria e não vai encher a pasta de descompactação.

Agora você precisa instalar o mplayer que é o player de vídeo que está configurado para ele. No Windows você pode escolher entre VLC, mplayer, MPC e etc, mas não descobrir como habilitar a seleção de playerse é provável até que não seja possível pois estamos numa plataforma virtual sem acesso aos arquivos de instalação registrados. Vamos então pelo lado que funciona.

Instalando o mplayer
sudo apt-get install mplayer

Feito isso, praticamente está pronto para ser usado, mas calma, nem tudo são flores. Não estará disponibilizado um atalho ou coisa do tipo no desktop. Terá que ir na pasta descompactada com nome SE359 onde deverá ter um executável SubtitleEdit.exe, abrir um terminal nela e digitar mono SubtitleEdit.exe. Feche o programa e a partir de agora, pode usar o nemo e clicar duas vezes no exeutável que automaticamente o mono assume ou seja, abre um terminal e o programa ao mesmo tempo.

Nesse meio tempo vou ver se consigo encontrar uma forma de usar o VLC.



Post edited by lcquerido on
·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.