Conheçam o Librem 5, primeiro smartphone opensource do mundo e seu sistema operacional PureOS

editado 15 de abril em Café com Menta
- O mundo dos Smartphones ficou "um pouco" estagnado desde que a Microsoft abandonou sua linha de aparelhos móveis (e usuários...) ficando o legado dos mesmos por conta de apenas duas gigantes que são a Apple e a Google. Mas isto está chegando ao fim.

- Estamos prestes a presenciar um projeto audacioso cuja mente por trás é Todd Weaver. Em 2014, observando suas filhas crescendo, Todd estava cada vez mais preocupado com a direção de exploração da indústria de tecnologia; A partir dessa preocupação, ele lançou um financiamento coletivo (crowdfund) para formar a Purism - uma empresa dedicada à liberdade, privacidade e segurança.

- A primeira tecnologia desenvolvida a partir disso foi a criação de um sistema operacional focado na liberdade e segurança, o PureOS. A partir dessa filosofia, conseguiram embarcar no mercado computadores portateis designados como Librems sendo Librem 13 e Librem 15 (13,3" e 15,6" respectivamente).

- Depois veio algo mais ambicioso, o desenvolvimento de um aparelho de telefonia móvel capaz não só de ser utilizado como um smartphone, mas também computador pessoal. Apesar de parecer ficção, através de doações e pré vendas, a Purism está a cada dia mais perto de tornar esta ficção uma realidade. Aproveitando o razoável sucesso de vendas de seus Laptops Librem 13 e Librem 15, resolveram ir adiante e dar um salto além.

- Inicialmente a Purism havia planejado lançar seu aparelho em meados de janeiro de 2019, alguns problemas apareceram e tiveram que adiar para abril de 2019. Outros problemas apareceram, alguns aspectos de construção do hardware i.MX8 (QuadMax 2x Arm® Cortex-A72, 4x Cortex-A53, 2x Cortex-M4) projetadas para construção do smartphone GNU/Linux inaugural (placas de circuito impresso que foram o kit) que aparentam não estar totalmente bem acabados. O novo atraso é devido ao desenvolvimento do hardware onde só recentemente poderão finalizar o kit NXP SoC (i.MX8 acima) que eles usarão, e agora o lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2019 como a disponibilidade do kit de desenvolvedores aos interessados.

Laptops com PureOS
Os laptops Librem 13 e Librem 15 podem ser adquiridos na página oficial da Purism pelos valores de U$ 1399,00 e U$ 1599,00 respectivamente.

Já o Librem 5 tem sua pre compra pelo valor de U$ 649,00. Lembrando que algumas das especificações do smartphone ainda estão em TBA ou seja to be announced ( a ser definido ou anunciado) ou seja, onde na especificação estiver esta nomenclatura, ainda está sendo decidido o que será colocado.

Abaixo seguem as especificações que estão na pre venda do Librem 5:

Display : 5.5″ – 5.7″ HD display
Processor: iMX8M Quad CPU
Memory: TBD
Storage : 32 GB eMMC internal storage
Wireless : 802.11abgn 2.4 Ghz / 5Ghz + Bluetooth 4
Baseband : Gemalto PLS8 3G/4G modem w/ single sim on replaceable M.2 card
GPS : TESEO LIV3F multiconstellation GNSS receiver
Smartcard: yes for 2FF format smart cards
Speaker : at least one
External Storage: microSD storage expansion
Accelerometer: 9-axis IMU (gyro, accel, magnetometer)
Front Camera: TBD
Back Camera w/LED flash: TBD
Vibration motor: yes
Charging: USB C connector for charging, USB client function, USB host function, power delivery
Battery: User replaceable – TBD


Autor: Luiz Carlos Querido
Cópias e modificações autorizadas desde que seja citada a fonte: https://www.linuxmint.com.br/discussion/51641/conhecam-o-librem-5-primeiro-smartphone-opensource-do-mundo-e-seu-sistema-operacional-pureos#latest

referências:
Librem 5: https://shop.puri.sm/shop/librem-5/
Purism: https://puri.sm/
PureOS: https://www.pureos.net/
i.mx-8-processors: https://www.nxp.com/products/processors-and-microcontrollers/arm-based-processors-and-mcus/i.mx-applications-processors/i.mx-8-processors/i.mx-8-family-arm-cortex-a53-cortex-a72-virtualization-vision-3d-graphics-4k-video:i.MX8
Post edited by lcquerido on
·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.