Gerenciador de Arquivos

Olá amigos,
Uso o Ubuntu há algum tempo, mas sou novato no Mint; baixei e instalei a versão 19.1 Tessa e estou gostando muito; porém, gostaria de uma ajuda em algumas coisas:
1) Qual o gerenciador de aquivos que o MintTessa utiliza? É possível instalar nele o Sunflower?? Ele é bom?? Existe algum que mostre detalhes de cada arquivo, como tamanho, bit rate, no caso de mp3 etc??

2) É possível instalar o Gedit? Qual o editor que o Tessa utiliza?

3) Como faço pra instalar uma proteção de tela diferente? É possível instalar o XScreensaver? Como configurá-lo pra iniciar junto com o sistema?

4) Existe algum programa que alterne os papéis de parede de forma aleatória em tempos previamente determinados? Como instalar?

5) Como eu "chamo", pelo terminal, o gerenciador de arquivos e o editor de texto do Mint Tessa?

Desde já agradeço a todos.
·

Comentários

• 1. Depende do ambiente gráfico. Cinnamon utiliza o Nemo, Mate usa Caja e Xfce usa Thunar. Para instalar o Sunflower no Mint tem esse tutorial aqui: https://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-sunflower-um-gerenciador-de-arquivos-no-ubuntu-debian-linux-mint-e-derivados/
    2. Para instalar o Gedit basta abrir o Gerenciador de Aplicativos, procurar por gedit e mandar instalar. O Mint Tessa usa como padrão o editor Xed.
    3. Vai em Menu>Configurações do Sistema>Proteção de Tela isso no Cinnamon, mas parece que no protetor de tela padrão do Cinnamon não é possível mudar a tela. Para instalar o XScreensaver basta ir pelo Gerenciador de Aplicativos que você acha ele lá. Depois de instalado acredito que ele abra junto com o sistema.
    4. Sei que existe, mas não lembro de nenhum. No Cinnamon, você vai em Configurações do Sistema>Planos de Fundo>Configurações>e ativa Planos de fundo como apresentação de slides.
    5. Para o editor de texto padrão em qualquer ambiente gráfico digite no terminal: xed e dê enter. Agora o gerenciador de arquivos tem um para cada ambiente gráfico, no Cinnamon digite nemo, no Mate digite caja e no Xfce digite thunar. Caso queira abri-los como administrador ou root, acrescente sudo antes do nome do gerenciador de arquivos.

·
  • 4. Se você usa o Xfce, não precisa de aplicativo. O próprio ambiente já traz consigo esse recurso.
    ·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.