[Resolvido] Como reinstalar o Mint 18.3 Xfce sem perder os progamas já instalados?

Bom dia pessoal, estou pensando em reinstalar o meu Mint, ele está dando constantes erros, as vezes as teclas de atalhos param de funcionar, as vezes quando clico em desligar ele diz que o processo está ocupado, em fim tem me gerado certa dor de cabeça.

Acredito que devo ter instado algumas coisas que prejudicaram o sistema, nos primeiros dias após a instalação lembro que que estava muito empolgado com o ambiente do Linux e acabei seguindo vários tutoriais para instalar várias coisas (nem uma delas verdadeiramente necessária)
No fim, passada a empolgarão inicial, percebi que mais de 90% do que eu precisava estava nos repositórios oficiais.

Pergunto:

Haveria alguma maneira de listar os programas que eu uso (os importantes) ou marca-los de alguma forma para que eu possa reinstalar o sistema sem ter muito trabalho?
Ou ainda, existe algum tipo de “botão” “Restaurar as configurações de fábrica”?
Post edited by Adriel26 on
·

Comentários

  • Olá @Adriel26 se você tiver feito snaps do sistema com o TimeShift logo após a instalação do Mint 18.3 Xfce, então você pode pedir para restaurar para a primeira imagem que fez do sistema logo após a instalação original.
    Todavia, se assim não procedeu, e acredito que não tenha feito assim, pois a versão 18.3 não vinha com a opção de oferecer este tipo de backup do sistema logo na primeira atualização; então a saída será seguir a dica abaixo, que só servirá se você tiver instalado seu sistema criando partições separadas para / e /home.

    1. Use um pendrive com a imagem do Mint 18.3 Xfce que você deseja instalar para iniciar uma sessão live, lembrando que deve ser a mesma arquitetura do sistema já instalado.
    2. Proceda a instalação do Mint 18.3 e quando chegar naquela parte que solicita o tipo de instalação que você deseja fazer opte pela instalação avançada.
    3. Quando abrir a tabela de partição do seu disco, escolha a partição / e clique em editar. No quadro de edição mantenha a partição com o mesmo tamanho, selecione o sistema de arquivos ext4, o ponto de montagem / e marque a opção de formatação da partição. Confirme estas configurações para voltar ao quadro da tabela de partições.
    4. Escolha a partição que você reservou para swap e edite de forma semelhante ao item anterior, indicando a mesma como partição swap.
    5. Agora na tabela de partições selecione a partição onde fica sua /home e clique em editar. Na edição mantenha a partição com o mesmo tamanho, selecione o sistema de arquivos ext4, o ponto de montagem /home e não marque a opção de formatar a partição. Confirme as alterações.
    6. Você voltará para a tabela de partições, agora mande aplicar as configurações que você fez. Abrirá uma janela informando resumidamente as partições que serão formatadas, confirme e aguarde.
    7. Pronto, agora é só prosseguir com a instalação do sistema.

    Como você não formatou sua /home os aplicativos que você possuía manterão as configurações que você personalizou. Ao abrir o Firefox você verá que todo seu histórico, senhas salvas enfim tudo que você deixou configurado estará no mesmo lugar de antes da reinstalação do sistema. E aqueles programas que você precisará reinstalar porque não vêm por padrão no Mint como Spotify, Chrome e outros, também terão as configurações que você fez na instalação anterior preservadas, pois toda configuração de personalização de um programa fica na sua /home, a qual não foi formatada.

    Espero que ajude, qualquer coisa é só postar suas dúvidas.

    ·
  • Na instalação eu coloquei o /home em outra partição sim, então farei conforme você disse.
    Mas me diz, me computador tem dois usuários, ambos permanecerão após a isntalação certo, visto que as pastas ficam dentro do /home?
    ·
  • Adriel26 disse:

    Na instalação eu coloquei o /home em outra partição sim, então farei conforme você disse.
    Mas me diz, me computador tem dois usuários, ambos permanecerão após a isntalação certo, visto que as pastas ficam dentro do /home?

    Correto, os dois usuários permanecerão, pois estão na /home


    ·
  • Ok, Obrigado

    Pretendo arrumar um tempo nesse final de semana para resolver essa situação, assim que reinstalar retorno aqui para dar um feedback
    ·
  • Consegui, fiz conforme o indicado e no final ficou melhor do que o esperado.
    As configurações como papel de parede, atalhos do teclado e etc, todas estavam lá.
    Só precisei mesmo reinstalar os programas que não vêm com o sistema, mas até o Wine quando reinstalei já apareceu com os programas de Windows que eu tinha.

    Em fim, foi bem mais pŕatico e rápido do que eu imaginava, o pessoal daqui de casa nem percebeu que formatei e reinstalei o sistema.

    Obrigado!
    ·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.