Noticias Linux Mint.

Tradução livre.

Notícias mensais - julho de 2018

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores e a todas as pessoas que nos enviaram doações. Sua ajuda é apreciada. Nós tivemos que superar questões difíceis desde o início deste projeto em 2006, este mês passado em particular não tem sido fácil, mas nunca tivemos que nos preocupar com a renda. Costumamos dizer isso, mas é bem verdade, você nos capacita, somos capazes de nos concentrar unicamente na distribuição em si e parece um privilégio real.

Noites sem dormir

Uma falha na atualização do MESA no Xenial interrompeu temporariamente as atualizações do Ubuntu e do Linux Mint. Conseguimos bloqueá-lo no dia 7 de julho e pedir às pessoas para reverter o upgrade com o Timeshift. No dia 9, tudo foi resolvido e o caminho de atualização foi corrigido e reaberto.

Mais recentemente, uma atualização do grub acionou um problema em um de nossos próprios pacotes. Esse problema só poderia ser acionado por uma nova atualização do grub e, portanto, não foi detectado durante o controle de qualidade e o teste BETA. Embora tenha sido corrigido em questão de horas nos repositórios, ele ainda afeta nossas imagens ISO de instalação e interrompe as instalações EFI quando a sessão ao vivo é conectada à Internet. As notas de lançamento foram atualizadas para pedir às pessoas que instalem off-line. Novas imagens ISO de 64 bits para o Linux Mint 19 Cinnamon, MATE e Xfce foram produzidas com o pacote fixo e passaram o QA ontem. Esses novos ISOs substituirão as imagens atuais nos próximos dias.

Tenha cuidado com o Kernel 4.15.0-24. Um problema crítico faz com que alguns computadores inicializem muito devagar ou não inicializem. O Ubuntu está ciente disso e está trabalhando em uma correção. Nós também recebemos feedback negativo da série do kernel 4.15 no Mint 18.x (baseado no Ubuntu Xenial). Embora o Ubuntu tenha decidido mudar a série HWE, a série 4.15 não parece suportar alguns drivers proprietários (nvidia-3.04 e nvidia-340 entre eles).

Também estamos cientes das regressões na base Bionic que afetam VPN, Samba e Wine (recentemente corrigidas). O Ubuntu 18.04 é uma nova base e temos certeza de que ele vai resolver, receber correções de bugs e ficar mais maduro com o tempo.

É claro que nossa atenção está principalmente focada nos problemas e rapidamente nos esquecemos de todas as melhorias. Tivemos um ótimo lançamento do Linux Mint 19, também recebemos uma enorme quantidade de feedback positivo e vimos muitas grandes mudanças ao passar de 16.04 para 18.04.

LMDE 3

O LMDE 3 contará com 2 instaladores diferentes. Além do nosso próprio “live-installer”, você também encontrará o Calamares no menu do aplicativo.

Embora o live-installer funcione bem e seja muito fácil para nós mantermos, solucionar problemas e melhorarmos, o Calamares está à frente quando se trata de esquemas de particionamento e fornece a capacidade de usar a criptografia de disco completo do LUKS.

Ambos os instaladores suportam instalações de BIOS e EFI. Estaremos interessados ​​em ouvir seus comentários.

O LMDE 3 está atualmente em QA e sua versão beta está prevista para o final do mês.

Canela 4.0

Em continuação com as melhorias do “snappiness” que vieram no Cinnamon 3.8, a equipe está atualmente olhando para o VSync, e em particular no CLUTTER_VBLANK que define o Sync para o VBlank no Cinnamon.

Embora o Vsync impeça que o rasgo de tela aconteça, ele também tem um custo de desempenho. Esse custo é visível em Cinnamon ao arrastar uma janela com o mouse. Conforme você move o cursor do mouse para a esquerda e para a direita, percebe que a janela que é arrastada sob ela não se move exatamente "com ela", mas com um pequeno atraso, como se houvesse algum tipo de elástico entre o cursor e a janela que está segurando.

Remover o Vsync remove esse atraso. Os drags do Windows são imediatamente imediatos e totalmente responsivos. As medidas de FPS também parecem confirmar essa observação e números mais altos de FPS nos levam a acreditar que isso poderia ter outros impactos positivos no desempenho da Cinnamon.

O problema então é o rasgo da tela.

Nas modernas GPUs NVIDIA, podemos nos livrar do rasgo da tela usando o “Force Composition Pipeline” em NVIDIA-Settings. Com o Vsync desativado no Cinnamon, desfrutamos de um ambiente de trabalho mais rápido sem rasgar a tela.

A equipe está analisando e testando diversas configurações e placas gráficas. Não há garantia de que encontraremos uma solução “one size fits all” e poderemos enviar um ambiente do Cinnamon 4.0 que será rápido e sem rasgos na tela para todos. Se não pudermos, provavelmente tornaremos mais fácil para as pessoas ajustarem seu ambiente, com mais informações sobre o screen-tearing, o desempenho e a capacidade de definir o Vsync nas Configurações do Sistema.

Se você quiser testar isso na sua configuração atual do Cinnamon, você pode reiniciar o canela com:

CLUTTER_SHOW_FPS=1 cinnamon --replace

E para reiniciá-lo sem o Vsync:

CLUTTER_VBLANK=none CLUTTER_SHOW_FPS=1 cinnamon --replace

Veja se você vê uma diferença em termos de FPS e quando você move janelas pela tela. O rasgo de tela, quando isso acontece, é visível principalmente em filmes ou ao rolar listas para cima e para baixo. Teste com janelas que não sejam de tela inteira (as janelas de tela inteira podem pular a composição no Cinnamon, o que é uma coisa totalmente diferente).

https://blog.linuxmint.com/?p=3620
·

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.