[Resolvido] Mint 18 em Samsung x41

Pessoal bom dia

Precisei comprar um note novo e comprei um Samsung X41. Porém estou desde o fim de semana tentando instalar o Mint sem sucesso.

O problema e como vi muitos casos na internet de inicializacao pelo pen drive. Ja usei ate o samsung update pq vi um post que um cara resolveu fazendo isso mas no meu caso nao deu certo.

Na bios se alterar as opcoes para CMS e UEFI ao inves de somente UEFI ja 2 vezes consegui selecionar o dispositivo como flash, mas a inicializacao nao inicia do mesmo jeito.

Apos o Update da bios tb nao consegui mais.

Fiz a formatacao do pen drive pelo rufus optando por GPT, procurei defeitos no pen drive, ... Nao vai de nenhum jeito. Quer dizer, o problema e o pen drive nao inicializar pq o restante ainda nao sei se dara algum problema.

Tem algum modo de consertar isso, ou mesmo se for o caso dar partida direto pelo window? Minha preocupacao é que nao tem cd e se der pau no note nao sei como reinstalar nem o windows, achei estranho essa situacao se der pau nao sei nem como coloco o windows de novo.

Aproveitando alguem poderia me dar uma dica de como particionar o hd para o linux. Pensei emnao ter swap p tenho 8 gb de ram e deixei 500gb de particao para o Linux.

Obrigado
Post edited by Alquintela on
·

Comentários

  • Bom dia.

    1) Na BIOS desative o Fast BIOS Mode (caso haja essa opção) e o secure boot, salve, reinicie o PC e tente instalar o Mint novamente.

    2) Caso ainda persista o erro, faça o download novamente (a ISO pode estar corrompida) , de preferência via torrent.

    3) Também experimente instalar o Mint com outro pendrive (muitas vezes o problema está nele)

    Se mesmo com os três passos acima o erro persistir, aguarde instruções dos demais colegas do Fórum (algum deles pode estar com um note semelhante ao seu e poderá ajudá-lo com instruções mais detalhadas sobre como resolver o problema).
    ·
  • Olá @acdamaral

    Quanto a não ter swap devido o tamanho de sua RAM, fica como opção tua, mas lembre-se que sem swap você fica impossibilitado de acionar a função hibernar. 500Gb de partição para o Linux está mais que excelente.

    Concordo com os passos do amigo @hugoleal85 tente segui-los.

    Outra dica, tente testar outras distribuições Linux (Fedora, Deepin, Ubuntu, Manjaro etc.) para ver se persiste o problema. Hoje na hora do almoço meu sobrinho trouxe essa mesma questão tua, porém referente a um colega dele do curso de ciências da computação que não conseguia instalar o Mint. Passei esta dica e ele testou lá o Fedora que instalou sem complicação alguma. Embora sejamos usuários do Linux Mint aqui neste Fórum, lembramos que o importante é usar Linux não importa qual seja a distribuição, não alimentamos bairrismos entre as diferentes distribuições; sinta-se livre para testar quantas distros você desejar até encontrar aquela que melhor te sirva.

    Boa sorte!

    ·
  • Ola pessoal

    Pensei em testar outro pen drive. Vou tentar.

    O restante ja fiz anteriormente.

    Com relação a distribuição o problema e que o note nem le ele.

    O as particoes
    / e/home quanto acham que devia deixar? E o swap?

    Muito obrigado
    ·
  • Ola pessoal, passando para informar que era o pen drive mesmo. Obrigado.
    ·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.