[Resolvido] Dentre outras coisas, Menu Whisker" é substituído pelo "Menu Aplicativos" após Upgrade.!

Prezados, boa tarde, tudo bem..??

Gostaria de saber se este problema (não sei se é exatamente um problema, mas me incomoda muito) que me acomete, o faz com outros membros aqui também..!!

Vou procurar ser o mais claro possível.

Faço a instalação do Linux Mint e o mesmo ocorre normalmente, porém após realizar o primeiro Upgrade e a reinicialização do Sistema a primeira tela que aparece é perguntando se eu gostaria de usar um "Menu Vazio" ou um "Menu Padrão". Se escolho o "Menu Padrão", o "Menu Whisker" é substituído pelo "Menu Aplicativos", os Temas e ícones "Mint-X" somem inclusive da pasta "usr/share/themes e usr/share/icons" e o cursor do mouse fica numa configuração diferente, enfim, todo aquele ambiente magnífico, amigável e confortável do Linux Mint, acaba desaparecendo. Durante o Upgrade é feito duas perguntas o qual não me recordo muito bem, porém uma das opções é se desejo manter a mesma versão ou se desejo atualizar (N ou D). Já tentei as duas e em ambas ocasionam esse mesmo "problema"..!!

Enfim, gostaria de saber se com vocês membros, acontece o mesmo..??

Por ora fico muito agradecido,
Post edited by malvescardoso on
·
«1

Comentários

• Apenas complementando.
    Não faço as atualizações através do Modo Gráfico. Faço apenas através do Modo Terminal:
    sudo apt update
    sudo apt upgrade
    ·
  • Pelo "Menu Whisker", suponho que seu ambiente é o Xfce... Mas qual versão do Mint está usando? Você fez o teste de integridade da ISO que está usando antes de usá-la para a instalação? Qual mídia está usando para a instalação: DVD, pendrive?
    ·
  • Pelo "Menu Whisker", suponho que seu ambiente é o Xfce... Mas qual versão do Mint está usando? Você fez o teste de integridade da ISO que está usando antes de usá-la para a instalação? Qual mídia está usando para a instalação: DVD, pendrive?

Olá malvescardoso,

Sim, estou utilizando o ambiente Xfce.
    Estou utilizando a versão mais recente, 18.1.
    Sim, já fiz o teste de integridade e estou instalando através de Pendrive.

Quando utilizo em LiveDVD (pelo pendrive) ou quando realizo a instalação, o ambiente fica normal. Este "problema" ocorre após o primeiro Upgrade que é feito pelo Terminal. Ainda não tentei realizar o Upgrade através do Gráfico, mas acredito que ocorra o mesmo..!!
    ·
  • Uso Xfce e até agora esta situação descrita pelo amigo nunca ocorreu comigo. Acredito que haja algum problema na instalação do sistema ou do ambiente gráfico.

·
  • editado abril de 2017
    Alquintela disse:

Uso Xfce e até agora esta situação descrita pelo amigo nunca ocorreu comigo. Acredito que haja algum problema na instalação do sistema ou do ambiente gráfico.

Comigo também não.

Post edited by malvescardoso on
    ·
  • Alquintela disse:

Uso Xfce e até agora esta situação descrita pelo amigo nunca ocorreu comigo. Acredito que haja algum problema na instalação do sistema ou do ambiente gráfico.

O estranho é que isso ocorre apenas após realizar as atualizações do Sistema.

1. Faço a instalação do zero.

2. Faço as atualizações
    sudo apt upgrade

E na próxima inicialização ocorre o problema descrito..!!
    ·
  • Pessoal, boa tarde, tudo bem..??

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a ajuda de todos..!!

Descobri que não é quando é feito as atualizações do Sistema que acarreta os problemas descritos acima, mas sim quando há a remoção do libreoffice. Tanto pelo "sudo apt remove libreoffice*" como pelo "sudo apt purge libreoffice*".

Para mim quando o libreoffice é removido, na próxima inicialização aparece "Bem-vindo ao primeiro início do painel", conforme imagem 01.png.

Contendo duas opções, se escolho "Usar configuração padrão", fica como na imagem 02.png.

Mais alguém acontece esse problema ao remover o libreoffice, ou remove de alguma maneira diferente da descrita por mim..??

Por ora fico muito agradecido..!!
    01.png 601K
    02.png 616.3K
    ·
  • Por que o amigo precisa ficar removendo o LibreOffice?
    Entendo que você possa ter optado por outra suíte de aplicativos semelhantes a ele, mas depois de removido uma vez, instalado outra suíte escritório de sua escolha e consertado o problema do painel o problema deveria estar resolvido. Ou o problema persiste mesmo já tendo realizada as devidas correções?

·
  • Alquintela disse:

Por que o amigo precisa ficar removendo o LibreOffice?
    Entendo que você possa ter optado por outra suíte de aplicativos semelhantes a ele, mas depois de removido uma vez, instalado outra suíte escritório de sua escolha e consertado o problema do painel o problema deveria estar resolvido. Ou o problema persiste mesmo já tendo realizada as devidas correções?

Como é uma Suíte que não utilizo, não vejo conveniência em deixa-la tomando em torno de 500MB de espaço, e por este motivo resolvi removê-lo.

Uma vez instalado a Suíte de minha escolha e reconfigurado o painel, o problema está resolvido. Minha indignação é por que a remoção da Suíte em questão, desconfigura totalmente o Whisker Menu e causa a remoção de alguns Temas, Ícones e Fontes..??
    ·
  • Provavelmente porque o LibreOffice estava iniciando junto com o sistema e ficava com um ícone no painel do Xfce.
    Além disso, o Whisker Menu não é o menu padrão do ambiente Xfce. O Linux Mint Xfce apenas o colocou por padrão em sua distro, talvez isto seja o motivo do problema, ao remover o LibreOffice algum tipo de ligação entre eles é desfeito, acarretando no retorno ao padrão Xfce puro e não ao padrão Linux Mint Xfce.

·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.