O que o LDME traz de diferente do Debian

Bom dia a todos.

Sou usuário do GNU/Linux a algum tempo e já passei por várias distros. Atualmente estou usando o Linuxmint baseado no Ubuntu e é uma experiência muito boa, atualmente usando o Mate e XFCE pois tive problemas com o Cinnamon e optei por removê-lo.

Porém gostaria da saber mais sobre o LDME, qual a diferença dele com o próprio Debian. Quais os pacotes de software diferem o LDME do Debian? E quais softwares proprietários estão incluídos no sistema Linuxmint, inclusive no kernel.

Abraços,
·

Comentários

  • Primeiro, você tem que especificar a que Debian se refere, haja vista existirem três versões distintas da distro :
    Stable, Unstable, e testing (https://pt.wikipedia.org/wiki/Debian#Vers.C3.B5es_do_Debian).

    O LMDE é baseado no Debian Stable, utilizando todos os pacotes deste. Além dos pacotes da distro mãe, o LMDE possui uma série de pacotes e ferramentas desenvolvidos pelos devs do Mint (e que são inexistentes de forma nativa no Debian).

    Outro ponto a se destacar é que o LMDE em geral é um pouco mais leve e recebe pacotes um pouco mais atualizados do que a versão baseada no Ubuntu. O porém é que essas versões mais atualizadas dos pacotes são menos maduras e estáveis, por isso a recomendação é que apenas usuários um pouco mais experientes utilizem o LMDE.
    ·
  • Hugo, agora fiquei confuso.

    O Debian é famoso por ser uma distro mais conservadora e não agregar novos pacotes com muita frequência, além de só utilizar pacotes mais "maduros". Pelo que você me disse o LDME faz o contrário disso, é isso mesmo?

    Os pacotes inseridos no LDME são em sua maioria livres ou proprietários?

    O kernel do LDME sofre alguma alteração ou é o mesmo do Debian?
    ·
  • O Debian, como eu disse antes, possui três versões: Unstable (em geral com os pacotes mais recentes, porém, menos estáveis, dentre os disponíveis) ; Testing (pacotes um pouco mais maduros, mais ainda não prontos para serem inseridos na versão Estável) ; Stable (versão mais madura e estável da distro).

    Pacotes e Kernel do LMDE são os mesmos do Debian Stable (a exceção das ferramentas e aplicativos desenvolvidos pelos devs do Mint).

    Quanto aos pacotes do LMDE serem um pouco mais recentes do que a versão baseada no Ubuntu, quem afirma isso é o próprio site oficial da distro: https://www.linuxmint.com/download_lmde.php

    Ainda em relação aos pacotes, em sua maioria eles são livres (salvo algumas poucas exceções, como blobs e drivers e coisas do tipo).
    ·
  • editado 6 de maio
    Só complementando: quando se diz que ele roda pacotes recentes é em relação ao Debian stable. Comparando com o Linux Mint (baseado no Ubuntu) as versões do mate, cinnamon e ferramentas do projeto mint são equivalentes. Atualizações de interface normalmente chegam primeiro no LMDE até pra ajudar na resolução de bugs, imaginando que o LMDE tem usuários mais experientes. Quanto a pacotes de modo geral é claro que estarão numa versão anterior (que é dos repositórios do Debian stable e Ubuntu LTS). Por exemplo, o wine é uma versão mais antiga, o LibreOffice é da série 4x enquanto no mint 18x é da série 5x - na configuração que é entregue "de fábrica", logicamente você pode atualizar os pacotes usando outras fontes.
    Post edited by hierra on
    ·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.