ANUNCIO GOOGLE

[HELP ME] Iniciante tentando sair do Windows pede ajuda

Olá, caros colegas!

Primeiramente, peço mil desculpas caso minhas questões sejam repetidas, mas todas as informações que eu encontrei pressupunham que o usuário já estivesse usando algum Linux ou, mesmo que estivesse no Windows, tivesse noções de informática que não tenho. Então, desde já peço desculpa pelo textão, mas vou tentar colocar minhas dúvidas passo-a-passo:

1) Tenho um notebook com Windows 7 instalado, pretendia fazer dual boot (cheguei até a particionar o HD), mas descobri que estava com um sistema de 32 bits instalado num processador de 64, então decidi colocar só o Linux. Agora começam as dúvidas: Conforme me informei, o XFCE é o ambiente mais leve, e decidi escolhê-lo para a instalação.
Baixei do site oficial, extraí para uma pasta, mas gostaria de confirmar quais são os arquivos que devem vir. E, no meu caso, não vi nenhum arquivo .exe, é assim mesmo?

2) Sobre a imagem ISO, como ela deve estar nomeada, em qual subpasta, e qual o formato do arquivo? Encontrei alguns diferentes arquivos que acompanhavam -iso- em seu nome, e por isso eu simplesmente não sei qual dos arquivos que devo verificar para ver se está corrompido.

3) Sobre gravar os arquivos de instalação no DVD, afinal, eu jogo tudo o que veio na pasta pro DVD? Li em alguns lugares sobre "o arquivo certo que vc deve queimar na mídia..." ou "é só mandar o ISO (mas qual???) pro DVD".

Bem, peço desculpas por ter dúvidas tão básicas, mas o Linux tem me dado bastante trabalho só pra conseguir instalar. E agradeço muito, desde já, a todos que puderem me ajudar.

Grande abraço,
Júlio
·

Comentários

  • Esqueci de mandar print de como se encontram os arquivos...
    ·
  • editado 16 de março
    1) É isso mesmo, não há .exe!
    No passado até havia uma ferramenta chamada Wubi que permitia instalar o Linux a partir do Windows. Nas versões atuais não é mais possível encontra-lo.

    2 e 3) Você está fazendo isso errado, o conteúdo da ISO não deve ser extraído. Use-o assim:

    - O arquivo ISO deve ser gravado numa mídia de DVD a partir de um programa de gravação de mídias (Ex: BurnAware Free, ImgBurn) usando a função "Gravar imagem". Depois como esse DVD você vai dar o boot na inicialização do computador.

    - Um outro jeito é usar a ISO para criar um pendrive bootavel do Linux. Para auxilia-lo nessa tarefa, recomendo baixar o aplicativo Rufus. No youtube deve haver tutoriais ensinando todo o processo.
    Post edited by dougpess on
    ·
  • editado 16 de março
    Seja muito bem-vindo ao FLMB!
    dougpess disse:

    - Um outro jeito é usar a ISO para criar um pendrive bootavel do Linux. Para auxilia-lo nessa tarefa, recomendo baixar o aplicativo Rufus. No youtube deve haver tutoriais ensinando todo o processo.

    Dentre as duas opções, recomendo usar o pendrive "bootável", menos suscetível a falhas e bem mais rápido no processamento. Para criar um, além do Rufus, você também pode usar o UNetbootin, ferramenta de uso muito simples.

    Algumas orientações:

    • O uso de "caixa alta" (palavras ou frases todas em maiúsculo) não é permitido, conforme regra de conduta número 8. Por favor, edite o título dessa discussão;
    • Melhore o título dessa discussão, descrevendo qual seu problema de fato. Isso ajuda a visibilidade de sua postagem. Algo como "Problema para instalar o Mint através da ISO" é mais apropriado e direto. Pela natureza da sala onde a discussão foi postada (Dúvidas Iniciai), o uso do prefixo [Help me] é completamente dispensável;
    • Leia atentamente nossas Recomendações para entender as orientações dadas. A leitura é obrigatória. O link está no painel principal (acima) e em minha assinatura.
    Fique com Deus.

    Post edited by malvescardoso on
    ·
  • Discussão fechada até atendimento da solicitação da Administração.

    Administração e Suporte do Fórum Linux Mint Brasil.
    ·
Esta discussão está fechada.
ANUNCIO GOOGLE