Como extrair desempenho de minha velha AMD RS690 (X1200)??

Saudações a todos.

Pessoal, estou com o seguinte cenário:
Tenho um notebook Emachines E625, ele é bem antigo (AMD TF monocore de 1.6Ghz, 2GB DDR2, e uma GPU RS690 ou também conhecida como X1200)
O lance é o seguinte.
Não consigo extrair o desempenho pelo dela, sei que não é muito, mas usando o Rwindow$ XP 32bits ela dá até pra jogar Nexuiz a 1024x600 fácil. No win7 64bits fica melhor ainda (mesmo usando apenas 2GB, pois assim uso toda a banda disponível do processador 64bits.)
Até o Sabayon 14, essa plaquinha fazia milagres. Conseguia jogar Nexuiz a 1366x768 sem lag.
MAAAAS.... como o Sabayon é Rolling Relese, nunca mais consegui deixar a placa com o mesmo desempenho.
Já testei:
OpenSuse, Mageia, Sabayon, Manjaro, Fedora, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu 10.04(pois os novos nem dão tela), Mint todos desde o 12.
Pelas pesquisas que fiz, a AMD não fornece mais os drives para placas antigas. Parece que o Xorg, até certa versão, dá suporte para minha placa.

O que ficou menos pior foi o LMDE2, até da pra jogar o Nexuiz, mas tem que ser 800x600 e com tudo no mínimo.
Não tenho grana pra comprar um note mais novo, para meus trabalhos, esse velho guerreiro me atende bem, só essa bendita GPU que não consigo mais extrair um bom desempenho dela.

Então sábios gurus, alguma sugestão do que fazer?
Pelas pesquisas que fiz, melhor opção seria eu conseguir fazer downgrade só do xorg e, de alguma forma, impedir que ele se atualiza-se novamente.
Estou aberto a qualquer dica, novas distros, outros procedimentos, etc e tal.

PS.: Distros como PUPPY e similares não resolveram, pois a GPU contianua sem resolver neles, só ganho um poucos MB de RAM, e honestamente as limitações de uso destas distros não compesam.

Muito obrigado.
·

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.