Linux Mint 17 XFCE - o melhor amigo do meu laptop

eliseueliseu Eliseu
Gente, gente, gente... Me rendi ao Linux Mint 17 com interface XFCE. O motivo? A [b]impressionante[/b] economia de bateria proporcionada por ele.
Meu laptop Evolute (descrito na minha assinatura) tem uma bateria cuja duração média é naturalmente baixa. Com LM17 Cinnamon, ela durava cerca de 2h15min; com MATE, 2h30min; com Lubuntu 14.04, 2h40min. Agora... Com LM17 XFCE, acreditem: 3h20min! Levando em consideração que uso TLP para gerenciamento de recursos e que executo a versão 64-bit.
O mais interessante é que o ambiente LXDE costuma ser mais leve que o XFCE, mas não foi esse o caso. O LM17 com XFCE me mostrou uma economia formidável, não sei qual o "segredo" disso... Resultado: adotei-o como sistema operacional oficial do laptop e não largo-o mais por nada :-)
Então, fica aí uma sugestão para quem tem laptop com bateria de baixa duração e quer economizar energia. Imagino se tivesse uma versão LXDE do LM17...
·

Comentários

  • CretoCreto Paulo Benedito
    editado outubro de 2014
    Eliseu, aqui com esse PC:

    [b]Netbook Asus Eee PC 1011CX[/b]

    Se não me falha a memoria a bateria dura bem mais do que 3 hs não contei ainda mas vou refazer o teste e volto para te dizer.

    Mas é realmente impressionante como no Xfce a duração da bateria é bem maior do que no outros Mints.

    T+
    ·
  • editado outubro de 2014
    É interessante também ativar a aceleração por hardware, o que evita a utilização da CPU para a renderização gráfica, fazendo com que a GPU passe a executar esse trabalho. Esse procedimento diminui bastante o consumo de energia do PC quando executando este tipo de tarefa.

    Em geral, o Firefox já vem com essa opção ativada, mas ainda assim não custa ir lá nas configurações do navegador dar uma olhada.

    Quanto ao Chrome/Chromium, basta seguir [url=http://www.edivaldobrito.com.br/como-ativar-aceleracao-por-hardware-chromechromium/]esta dica.[/url] Já para verificar se a aceleração foi ativada, na barra de endereço digite: [b]chrome:gpu[/b]
    (OBS: Caso a aceleração ainda não esteja ok, experimente ativar também a opção [b]Ativar recursos experimentais de canvas[/b] ).

    Um site bom para testar a a aceleração por hardware é o [url=http://ie.microsoft.com/testdrive/Performance/FishIETank/Default.html]Teste dos mil peixes[/url].
    ·
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.